Coronavírus (COVID-19) e Autocuidado

fundo da imagem azul com o texto Novo Hamburgo contra o coronavírus

A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) pode ser estressante para as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma doença podem causar emoções fortes em adultos e crianças.

Todo mundo reage de maneira diferente a situações estressantes. Como você responde a esses eventos pode depender do seu histórico, das coisas que o diferenciam de outras pessoas e da comunidade em que vive. 

É natural sentir estresse, ansiedade, tristeza e preocupação durante e após um desastre. Cuidar da sua saúde emocional durante uma emergência o ajudará a pensar com clareza e a reagir às necessidades urgentes de proteger a si e à sua família.

COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SE CUIDAR

MANTENHA AS COISAS EM PERSPECTIVA:

Estabeleça limites para quanto tempo você passa lendo ou assistindo notícias sobre a pandemia. Você deseja manter-se atualizado sobre as notícias da pandemia, principalmente se você tem entes queridos em lugares onde muitas pessoas ficaram doentes. Mas reserve um tempo das notícias para se concentrar nas coisas da sua vida que estão indo bem e que você pode controlar. Não esqueça de procurar fontes seguras de informação como os
telejornais. 

MANTENHA-SE SAUDÁVEL:

  • Procure se alimentar com alimentos saudáveis e beba água.
  • Evite quantidades excessivas de cafeína e álcool.
  • Não deixe de dormir e descansar.
  • Se possível, realize exercício físico.


UTILIZE MANEIRAS PRÁTICAS PARA RELAXAR:

Relaxe seu corpo com frequência fazendo coisas que funcionem para você - respire fundo, alongue, medite, lave o rosto e as mãos e faça hobbies agradáveis. Utilize a meditação da atenção plena - que envolve trazer consciência aos seus pensamentos e aceitá-los, em vez de apenas tentar "limpar a mente" - como uma ferramenta para ajudá-lo a lidar. Alguns aplicativos de celular, como o “Insight timer” tem várias meditações gratuitas e em português.

Procure uma rede de apoio entre as pessoas que você se relaciona. Além disso, substitua contato físico por mensagens carinhosas, palavras afetivas e e-mails.

Faça uma coisa divertida depois de uma tarefa difícil. 

Faça uma pausa para se concentrar em partes positivas da sua vida, como conexões com entes queridos.

Converse com pessoas em quem confia sobre suas preocupações e como está se sentindo. Conecte-se com outras pessoas - compartilhe suas preocupações e como está se sentindo com um amigo ou membro da família.

Mantenha a suas atividades religiosas, artisticas, etc., se são importantes para você, contudo, elas devem ocorrer em casa.

Se não for possível deixar as atividades laborais, utilize todas as medidas de proteção indicadas. Este pode ser um momento para lutar por condições melhores para todos.

PRESTE ATENÇÃO AOS SENTIMENTOS:

Preste atenção aos sinais precoces de estresse.

Pense como suas próprias experiências passadas afetam sua maneira de pensar e sentir sobre esse evento e veja como você lidou com seus pensamentos, emoções e comportamento em torno de eventos passados.

Saiba que sentir-se estressado, deprimido, culpado ou com raiva é comum após um evento como uma pandemia de doença infecciosa, mesmo quando não o ameaça diretamente.

Em caso de sofrimento psiquico intenso, ligue para um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de seu território.

Após um desastre, é importante cuidar da sua saúde emocional. Preste atenção em como você e seus familiares estão se sentindo e agindo. Cuidar da sua saúde emocional o ajudará a pensar com clareza e a reagir às necessidades urgentes de proteger a si e a seus entes queridos.

Lembre-se de que isso não é permanente e que você não está sozinho. Existem muitas pessoas trabalhando para conter o vírus e cuidar dos doentes. O isolamento é um momento de proteção para você e para os outros.

"Aceitar o que não se podemos mudar é a melhor maneira, e o primeiro passo, para haver alguma mudança. Aceitar não é acomodar, desistir ou não fazer nada. É parar de lutar contra algo diante do qual é impotente".
(ESPAÇO KONSENTI)

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE NOVO HAMBURGO
  • CAPS CANUDOS: Atende adultos oriundos dos bairros Canudos, São Jorge, Kraemer e Mundo Novo. Telefone: 3582-4206
  • CAPS SANTO AFONSO: Atende adultos oriundos dos bairros Santo Afonso, Industrial, Liberdade, Ideal e Lomba Grande. Telefone: 3580-1297
  • CAPS CENTRO: Atende adultos oriundos dos bairros Rincão, Boa Saúde, Roselândia, Petrópolis, Centro, Operário, Guarani, Vila Rosa, Ouro Branco, Pátria Nova, Boa Vista, Rio Branco, Hamburgo Velho, São José, Kephas, Vila Diehl, Redentora, Vila Nova, Jardim Mauá, Rondônia. Telefone: 3593-9573
  • CAPS ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: Atende adultos com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, oriundos de todos os bairros do município. Telefone: 3527-2343
  • CAPS INFANTOJUVENIL: Atende crianças e adolescentes oriundos de todos os bairros do município. Telefone: 3527-2206/3065-4727
  • AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL: Atende adultos oriundos de todos os bairros do município. Telefone: 3594-1174

SITES PARA VISITAR NA QUARENTENA

Mindfulness:
https://www.espacokonsenti.com.br/ebook/mindfulness

Cursos para fazer online de graça:
www.stoodi.com.br
www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
www.edx.org/school/harvardx

Jogos online:
www.gartic.io
www.stopots.com.br

Visitas a museus online:
www.louvre.fr/en/visites-en-ligne
www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
research.britishmuseum.org/research/collection_online/search.aspx
pinacotecabrera.org/en/collezioni/the-collection-online/
artsandculture.google.com/partner/musee-dorsay-paris?hl=fr
www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei.html
artsandculture.google.com/story/cQVh5Rbqa2Q3dg
artsandculture.google.com/partner/ohara-museum-of-art
www.mmca.go.kr/eng/
www.yadvashem.org/

Livros gratuitos:
noticias.universia.com.br/tag/livros-grátis/
openlibrary.org/
digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1
catracalivre.com.br/criatividade/285-livros-de-comunicacao-para-download/
catracalivre.com.br/criatividade/livros-do-romancista-jose-de-alencar-disponivelpara-
download/
www.obrasraras.usp.br/
www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
www.amazon.com.br/b?node=6311441011
www.bnportugal.gov.pt/
machado.mec.gov.br/
www.wdl.org/pt/
www.dearreader.com/
www.gutenberg.org/
unespaberta.ead.unesp.br/