UPA Canudos comemora seis anos de serviços prestados à comunidade

Publicada em 05/09/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Primeira UPA do Estado foi inaugurada em 5 de setembro de 2011 - Foto: Jessica Santos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, inaugurada em 05 de Setembro de 2011, completa hoje seis anos de atividades. A UPA é uma unidade de atendimento pré-hospitalar e foi a pioneira no Rio Grande do Sul, servindo de exemplo para cidades de todo o estado. Mensalmente, a Unidade atende cerca de 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início do ano, a UPA têm recebido diversas melhorias. Trocas de móveis, como camas e poltronas, já em estado precário e a implantação de um aparelho de ecografias para atender as emergências foram as mudanças mais esperadas pela população que utiliza o serviço.

Outro avanço foi na área da informatização. Em parceria com o Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, a Unidade passou a contar com um painel informativo na recepção e com pulseiras de identificação dos pacientes.

Além das melhorias físicas e tecnológicas, capacitações e treinamentos aos colaboradores são realizados com frequência, com o objetivo de desenvolver cada vez mais o conhecimento da área técnica e manter a qualificação constante do atendimento ao usuário.

Estrutura

A UPA foi construída em uma área de 1.254m². Possui 12 consultórios e 12 leitos de observação, divididos em adulto masculino, adulto feminino e pediátrico. Sua estrutura é de complexidade intermediária e atua entre as unidades de atenção básica (UBS e USF) e o Hospital Municipal. O serviço ainda dispõe de exames de laboratório, raio-X, eletrocardiograma e ecografia.

O atendimento é realizado por ordem de prioridade, através de um sistema internacional de cores, chamado de Classificação de Risco, identificada durante o acolhimento. A classificação vai da Emergência (vermelho) ao não urgente (azul) e os casos de urgência e emergência são priorizados.

Saiba quando procurar o serviço:

- Parada Cardiorrespiratória, dor torácica intensa;

- Coma, derrame, hemorragia;

- Falta de ar intensa, crise asmática;

- Convulsão, intoxicação, sangramento;

- Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse;

- Dor intensa ou de início imediato;

- Alteração súbita de comportamento, agitação, ou desmaios;

- Diabético com alterações;

- Febre, acidentes por animais peçonhentos.