Casa de Vacinas terá mais dois sábados de atendimento nos dias 5 e 12 de julho

Linha de apoio
Serviço foi ampliado para aumentar a adesão à vacina da gripe
Publicado em 03/07/2025 - Editado em 04/07/2025 - 09:39
Serviço foi ampliado para aumentar a adesão à vacina da gripe
Abertura da Casa de Vacinas aos sábados buscou ampliar a cobertura vacinal contra a gripe
Crédito
Divulgação/PMNH

A Casa de Vacinas de Novo Hamburgo informa que os próximos dois sábados, dias 5 e 12 de julho, das 9 às 15 horas, serão os últimos com atendimento especial. A iniciativa, implantada no final de maio, teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal durante a campanha de vacinação contra a influenza, mas será encerrada após uma análise do desempenho nas últimas semanas. Além da vacina da gripe, os usuários têm aproveitado a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação, colocando em dia vacinas de rotina ou de campanhas anteriores.

Desde o início da ação, em 31 de maio, a unidade aplicou em média 264 doses por sábado, com destaque para o dia 7 de junho, quando foram realizadas 321 aplicações. No entanto, o movimento caiu nas semanas seguintes, chegando a 233 doses no dia 21 de junho. A queda foi atribuída principalmente às condições climáticas.

“No início, a adesão foi boa, mas com o tempo e o frio, o movimento caiu. Mesmo assim, avaliamos como positiva essa abertura extra”, explicou a bióloga e gerente de vigilância em saúde do Município, Leticia Batista Dutra. Segundo ela, um levantamento comparativo entre os atendimentos aos sábados e durante a semana está em fase final e deve apoiar futuras decisões sobre o funcionamento da unidade.

Segundo Letícia, a Casa de Vacinas funciona em sistema de portas abertas, o que significa que a população pode buscar qualquer imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde que dentro da faixa etária de imunização, de acordo com o previsto pelo Ministério da Saúde (MS), conforme as doses disponíveis e a situação vacinal de cada um. “A vacinação contra a gripe, por exemplo, é sazonal e ocorre anualmente a partir de maio, período em que há maior circulação do vírus e, no verão, a vacina não está disponível”, complementa.

O mais recente boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (3), mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seguem elevados, principalmente entre crianças pequenas e idosos. Leticia Dutra reforça que mesmo quem já teve gripe deve se imunizar, especialmente os integrantes dos grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.

Durante a semana, o atendimento segue normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, na Rua Joaquim Nabuco, 634, acesso pela Rua Dr. Magalhães Calvet, 100, no Centro. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência em Novo Hamburgo ou cartão SUS do município, além da carteira de vacinação.

Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp da Casa de Vacinas (51) 9501-7717.
 

Palavras-chave
Casa da Vacina vacinação