Novo Hamburgo é habilitado para implantar Ambulatório Saúde 60+

A qualificação no atendimento à pessoa idosa será realidade na rede municipal de saúde de Novo Hamburgo a partir de setembro. O Município foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde para implantar um Ambulatório Saúde 60+ RS. No Rio Grande do Sul, 62 cidades se candidataram para ofertar o serviço, sendo que apenas 17 foram habilitadas, sendo Novo Hamburgo a única da área da 1.ª Coordenadoria Regional (CRS).
A notícia foi comunicada à titular da Secretaria Municipal de Saúde, Betina Espindula, na sexta-feira (4), mesmo dia em que foi realizado o ato de assinatura das obras da nova unidade básica de saúde (UBS) do bairro Jardim Mauá. "Hoje realmente é uma data especial para Novo Hamburgo. Além do anúncio da construção de uma UBS em região que aguardava por esse investimento há anos, seremos habitados para cuidar melhor das pessoas idosas", declara Betina.
De acordo com ela, o Estado fará o repasse de R$ 120 mil mensais para instalar o serviço e implementar a estrutura necessária para garantir o atendimento a essa faixa etária. Já a equipe será composta por profissionais da Fundação de Saúde Pública (FSNH). Quando o ambulatório entrar em funcionamento, Novo Hamburgo será referência neste atendimento também para 34 municípios vizinhos. O serviço vai funcionar no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no segundo andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro.
O Saúde 60+ RS tem como objetivo ofertar atendimento ambulatorial especializado e regionalizado para pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como "frágeis" na Atenção Primária à Saúde e/ou com diagnóstico de demência. Para isso, é utilizada a avaliação multidimensional da pessoa idosa.