Unidades de Saúde ficarão abertas por mais tempo

Publicada em 20/03/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Campanha foi apresentada pela Diretora Cláudia Schenkel e contou com a presença do Secretário de Saúde, Antônio Fagan - Foto: Jéssica Santos

A partir do dia 28 de março, haverá uma mudança nos horários de atendimento das Unidades de Saúde da Família geridas pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). Atendendo a uma reivindicação antiga da população, a nova Gestão da FSNH desenvolveu a Campanha "Bem Acolher", que busca aproximar e descentralizar a saúde, visando a resolutividade e qualidade de vida à população. A Campanha foi apresentada nesta segunda-feira, 20, aos coordenadores das Unidades e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan.

O objetivo da campanha é buscar resolver uma demanda reivindicada há algum tempo pela população, que é o fechamento das USF, em todas as quartas-feiras à tarde, para reuniões de equipe. Este fechamento é determinado pela portaria 2.488 do Ministério da Saúde, porém não estabelece quantidade ou tempo de duração para tais, ficando a cargo do gestor defini-los, de acordo com a realidade local. Além disso, o fechamento no horário atual acaba, por vezes, levando a uma superlotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA e PA) e Emergência do Hospital Municipal.

Pensando nisso, a Campanha contempla como medida o fechamento alternado das USF, por duas horas, nas terças, quartas e quintas-feiras. O modo revezado tem o objetivo de não deixar a comunidade desassistida, o qual manterá outras Unidades próximas como referência para atendimento de intercorrências. Os demais atendimentos devem continuar a serem realizados na USF em que o usuário é cadastrado. Os dias escolhidos contemplam o atendimento integral em todos os postos nas segundas e sextas-feiras, dias que possuem uma maior demanda de atendimento.

No período da tarde do dia correspondente, a USF ficará aberta das 13h às 15h, quando fechará para a reunião até as 17h. Entre os temas a serem tratados nas reuniões de equipe estão discussões de casos, treinamentos específicos e assuntos relacionados ao funcionamento da unidade, com o objetivo de fornecer um atendimento cada vez melhor à população atendida.

Confira os grupos de Unidades que fecharão em cada dia, no horário estabelecido:

Terças-feiras:

USF Iguaçu (Referências: USF Morada dos Eucaliptos, USF Getúlio Vargas e UBS Canudos)

USF Rondônia (Referências: USF Kroeff, USF Lomba Grande, USF Liberdade, UBS Santo Afonso)

USF Boa Saúde (Referências: USF Guarani, USF Roselândia)

USF Kephas (Referências: USF Redentora, USF Kraemer)

USF São Jorge (Referências: USF Redentora, USF Kraemer)

Quartas-feiras:

USF Morada dos Eucaliptos (Referências: USF Iguaçu, USF Getúlio Vargas e UBS Canudos)

USF Kroeff (Referências: USF Rondônia, USF Liberdade, UBS Santo Afonso)

USF Guarani (Referências: USF Boa Saúde, USF Roselândia)

USF Redentora (Referências: USF Kephas, USF Kraemer e USF São Jorge)

USF Lomba Grande (Referências: USF Rondônia, USF Liberdade, UBS Santo Afonso)

Quintas-feiras:

USF Getúlio Vargas (Referências: USF Iguaçu, USF Morada dos Eucaliptos e UBS Canudos)

USF Liberdade (Referências: USF Rondônia, USF Kroeff, USF Lomba Grande, UBS Santo Afonso)

USF Kraemer (Referências: USF Kephas, USF Redentora e USF São Jorge)

USF Roselândia (Referências: USF Boa Saúde, USF Guarani e USF Kephas)

Galeria da notícia