Trabalho dos jovens multiplicadores é tema de documentário nacional

Publicada em 13/03/2015 - Atualizada em 17/10/2024
O Canal Saúde acompanhou a reunião dos jovens multiplicadores, que ocorre tradicionalmente toda na quinta-feira, na sede da ONG EVB. - Foto: Jorge Boruszewsky
Todos sabem como é difícil ser reconhecido quando somos muito jovens, ainda mais, quando o assunto é algo tão delicado e cheio de tabus. Mas com o Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Novo Hamburgo foi diferente. Depois de o grupo de jovens multiplicadores receber destaque nacional com o prêmio do Ministério da Saúde, em 2014, ele agora será tema de um documentário desenvolvido pelo Canal Saúde, emissora do SUS sediada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Durante os dias 12, 13 e 14 de março, o trabalho dos Jovens Multiplicadores será filmado, e, posteriormente, exibido em março, a nível nacional. O primeiro encontro entre os adolescentes e o Canal ocorreu na quinta-feira, na sede  ONG EVB, no Centro de Novo Hamburgo.

A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde (SMS), Kity Schuler, comenta que o interesse de documentar a ação dos jovens partiu da própria emissora no mês de fevereiro. “Devemos toda essa visibilidade ao prêmio conquistado no ano passado. Queremos demonstrar o quão importante o trabalho deles vem sendo, e ainda, promover a conscientização dos adolescentes em relação a esse assunto”, observa Kity.

Papo descontraído

O Canal Saúde acompanhou a reunião dos jovens multiplicadores, que ocorre tradicionalmente toda na quinta-feira, na sede da ONG EVB. Durante o encontro, a TV carioca pôde acompanhar um bate-papo descontraído sobre sexualidade e cuidados com o corpo e aborto, que era o tema do dia. Temas esses, que são levados para as escolas, em formatos de palestras e outros serviços de esclarecimento. “Nas escolas em que desenvolvemos esse projeto, a mudança no comportamento dos alunos, em relação ao sexo é nítida”, descreve Gabriela Flores Chaves, de 17 anos, que participa dos jovens multiplicadores há dois anos.  “É mais fácil quando um jovem fala de sexo para o outro. E acredito que esse seja o segredo do sucesso do nosso trabalho, claro, além dos coordenadores e de todas as pessoas engajadas. Por isso, todo esse reconhecimento”, completa a estudante da Escola Estadual Vila Becker.

O Canal Saúde

O CANAL SAÚDE é uma emissora de televisão do Sistema Público de Saúde (SUS), sediada na Fundação Oswaldo Cruz. Em atividade há quase 20 anos, está no ar diariamente, das 8h às 23h, com produções próprias e em parceria com produtores independentes e outras instituições. Com um espaço próprio de transmissão, abrange o país todo através de duas frentes principais: antena parabólica com recepção digital e site, transmitidas simultaneamente. Os programas veiculados no Canal Saúde têm caráter informativo. São produzidos com o propósito de alcançar públicos variados com conteúdos específicos sobre políticas públicas, cidadania, tratamentos, desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros.  “Resolvemos fazer a reportagem com os jovens multiplicadores porque eles se encaixam no nosso perfil de programação, além de ser um trabalho louvável que se está fazendo com os jovens em Novo Hamburgo”, aponta o repórter da emissora, Eduardo Souza.

O PSE

O Município aderiu ao Programa Saúde na Escola do Governo Federal em 2013, implantando um serviço multissetorial que envolve profissionais das secretarias de Educação (SMED) e Saúde (SMS), Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude) e Ong Equipe Voluntária Brasil. O grupo de jovens multiplicadores do PSE conta com o patrocínio da DKT Internacional e Preservativos Prudence.