Teatro de fantoches colabora com a nutrição de crianças

Atividade divertida proposta pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE) serve como ferramenta educacional na primeira infância

Publicada em 16/10/2017 - Atualizada em 17/10/2024
A turminha da EMEF Sementinha Viva se divertiu assistindo à peça “A importância das frutas e dos vegetais” - Foto: Divulgação

Os pequenos costumam estar bem atentos a tudo o que se passa ao seu redor e aprendem com facilidade durante as suas tantas brincadeiras. Pensando nisso, o Programa Saúde nas Escolas (PSE) de Novo Hamburgo buscou uma forma de se conectar com o universo lúdico de uma galerinha do bairro Roselândia. A proposta do núcleo para falar de nutrição a crianças, com idades entre 2 e 4 anos, foi usar como ferramenta a atividade divertida e educativa de um teatrinho de fantoches, montado em sala de aula.

Na semana passada, alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Sementinha Viva assistiram à peça “A importância das frutas e dos vegetais", uma ação realizada pela nutricionista Camila Rambow, juntamente com as agentes comunitárias de saúde Sonia Jacobs, Daiane Fernandes e Juliana Boff. Com a encenação, as profissionais se dedicaram a passar a mensagem de que ”comer direitinho é supergostoso e faz bem”. O resultado foi aprendizado à base de muita interação e entretenimento.

PSE - O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, de modo a proporcionar melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O objetivo da iniciativa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.