SMS orienta como proceder na falta do exame PPD para tuberculose

O teste de tuberculose Mantoux, fornecido pelo Estado, está em falta em Novo Hamburgo. Também conhecido como PPD, em virtude de uma sigla em inglês que significa “derivado proteico purificado”, o Mantoux é um dos procedimentos de detecção da doença. Mas, por si só, representa apenas que o paciente teve contato com o Bacilo de Koch (BK). A bactéria pode permanecer inativa no organismo da pessoa por anos.
Conforme o responsável pelo Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeiro Edson da Silva, a falta da prova tuberculínica não é motivo de preocupação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trata-se de um meio de diagnóstico, mas outros exames a pedido médico servem para detectar a doença e são mais conclusivos”, observa. O profissional se refere à baciloscopia (exame de secreção) e ao raio-X de tórax. Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira, dia 12, Silva obteve a informação de que o teste Mantoux tem previsão de ser reposto no Município na próxima semana.
O exame PPD é indicado a pessoas imunodepressivas ou que estiveram em contato direto com pacientes infectados pela tuberculose, para saber se têm a bactéria. Desse modo, evita-se o desenvolvimento da doença ou a sua transmissão.