Simulações realísticas fazem parte da Educação Permanente do SAMU

Publicada em 27/10/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Equipes treinam em laboratório equipado com simulador de pacientes - Foto: Jéssica Santos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizado no Hospital Municipal, iniciou neste mês treinamentos que irão compor o Programa de Educação Permanente da equipe. Trata-se de uma cooperação com o curso de Medicina da Universidade Feevale, que disponibiliza o Laboratório de Simulação e Habilidades para capacitar ainda mais os profissionais para o atendimento aos pacientes.

Segundo o Coordenador Médico do SAMU, Fernando Gerbase, o objetivo dos treinamentos é preparar a equipe para casos mais graves. “A simulação é um método importante, porque nos dá a chance de analisar os erros e tentar de novo até fazer tudo certo, para que na vida real todas as técnicas sejam aplicadas da maneira correta”, salienta. Para o médico, o ensino através de simulações realísticas é excelente para estimular os profissionais, pois trata-se de uma atividade prática diferente do método tradicional. “A medicina evolui constantemente, por isso é fundamental estarmos atualizados para proporcionar um atendimento de qualidade à população, com as melhores evidências científicas disponíveis”, acrescenta.

Além de estimular a capacitação, o método também permite que os profissionais treinem e renovem o trabalho em conjunto, o que é essencial no serviço prestado pelo SAMU. Os profissionais se reúnem no contra turno do horário de trabalho. A intenção é que os treinamentos sejam realizados mensalmente, contemplando as equipes de todos os turnos.

Laboratório de Simulação e Habilidades

O Laboratório de Simulação e Habilidades engloba espaços de simulação realística avançada, equipados com simuladores de pacientes (modelo SimMan 3G, entre outros) e manequins estáticos (modelo SAM para ausculta cardíaca, respiratória e digestiva).

A metodologia da simulação realística, apoiada por tecnologias de alta complexidade e por meio de diferentes cenários clínicos, permite a vivência de experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.

O laboratório conta com infraestrutura de áudio e vídeo de “debriefing”, possibilitando a análise e discussão dos procedimentos realizados. As estações de treinamento e os laboratórios de simulação permitem a simulação realística de procedimentos, tais como: cateterismo urinário, intubação da via aérea superior, drenagem torácica punção venosa e arterial, examinação física, atendimento a PCR e demais situações de emergência e trauma.