Seminário finaliza capacitação de agentes da saúde

Publicada em 11/05/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O gerente de saúde mental da SMS, Leandro Dieter, coordenou as ações. - Foto: Vanessa Monni
Durante todo o dia 11 de maio, agentes de vários segmentos relacionados a saúde estiveram reunidos no auditório do Prédio Azul da Universidade Feevale, em um seminário para debater e propor ações voltadas as rotinas de atendimento a usuários de drogas. O evento foi uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, com articulação da Secretaria de Saúde (SMS), em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Esse é terceiro seminário que compõe o Curso de Formação para Cuidados de Usuários de Crack e outras Drogas. Na ocasião, mais de 70 agentes ligados a serviços como assistência social, educadores, organizações não governamentais e terceiro setor participaram. Nesse contexto, foram abordadas temáticas como a carência de dispositivos de lazer que contemplem os usuários de entorpecentes psicoativos, atenção a gestantes e usuárias de drogas, assim como atendimento a primeira infância de crianças filhas de dependentes químicos. “O trabalho que realizamos ao longo do curso é voltado para a promoção da saúde dessas pessoas, onde tentamos delinear uma série de cuidados promovendo as perspectivas de uma melhor qualidade de vida deles”, pontua o gerente de saúde mental da SMS, Leandro Dieter.

Ao longo do curso foram realizados sete encontros, totalizando 40 horas/aula, onde os agentes puderam assistir a palestras com vários eixos temáticos com convidados tidos como referência no país. “Durante a capacitação, buscamos trabalhar as concepções dos profissionais, ou seja, promover neles uma reflexão sobre o atendimento dessas pessoas para um acolhimento de qualidade”, destaca a coordenadora do projeto da UFRGS que trabalha com a formação de profissionais que trabalham com usuários de drogas, Sandra Torossian.

Galeria da notícia