Secretaria de Saúde registra aumento no número de atendimentos em oftalmologia
Uma das missões da Secretaria Municipal de Saúde da Gestão Fátima Daudt é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população de Novo Hamburgo. Para citar uma importante estratégia propositiva do atual governo municipal, com o objetivo de suprir demandas via SUS, reprimidas por seis meses neste caso, o setor oftalmológico registra números que atestam o compromisso da pasta com os cidadãos do Município.
Em janeiro e fevereiro deste ano, 3.192 atendimentos oftalmológicos foram realizados, o que representa 761 acolhimentos clínicos a mais nos dois primeiros meses de 2017 ou o aumento de 31,3% em relação a novembro e dezembro do ano passado, quando foram registrados 2.431 consultas em saúde da visão.
Quanto a exames nessa especialidade, o percentual supera 15% com relação a janeiro e fevereiro, ou seja, 1.773 testes extras no comparativo aos dois últimos meses do ano anterior. De 11.725 registrados em novembro e dezembro últimos, a marca passou a 13.498 na soma dos dois primeiros meses de 2017. “O incremento no número de consultas, por meio das parcerias com as nossas terceirizadas, representa o resultado do grande empenho da nossa parte para não deixar a população desassistida”, ressalta o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan.
As consultas na cidade com retinólogo, o médico especialista em problemas de retina e outras doenças degenerativas associadas, tiveram mais um incremento no último sábado e nesta segunda-feira. A Clínica Prisma acolheu 50 atendimentos com um especialista no sábado, dia 25 de março. Já no dia 27, a Clínica Hüning atende em caráter de urgência 54 pacientes que estavam em lista de espera.
As consultas de agenda extra, ou seja, para colocar a lista de marcações em dia, passaram a ser sistemáticas na atual gestão e foram autorizadas após negociação entre a Secretaria Municipal de Saúde e as clínicas conveniadas que, prontamente, têm atendido às solicitações do Dr. Antônio Fagan e sua equipe.