Secretaria de Saúde apresenta novidades no processo de informatização

A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo apresentou em reunião, neste mês de outubro, dados referentes ao processo de informatização do sistema municipal para os membros do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, foram mostrados os painéis eletrônicos desenvolvidos pela Diretoria de Governo Eletrônico, que visam promover a saúde através de exibição de vídeos educativos sobre saúde e qualidade de vida, alternando com informações estatísticas de atendimentos prestados pela Unidade de Saúde onde serão instalados. Os dados são extraídos diretamente do Sistema de Gestão utilizado por toda a rede pública de Saúde.
Atualmente, conforme a diretora de Governo Eletrônico, Tatiane Soares de Souza, a UPA Canudos foi a contemplada com o primeiro painel eletrônico, mas nos próximos meses este trabalho será expandido para as demais unidades de saúde do município, começando pela USF Roselândia. Este trabalho voltado ao paciente que aguarda o atendimento na recepção do serviço visa promover a saúde dentre os usuários do SUS, exibindo dicas, orientações e prevenção importantes da área, além de demonstrar um pouco do volume de atendimento que é prestado pela Secretaria de Saúde à população, tais como: número de atendimentos, medicações distribuídas, vacinas, agendamentos e exames realizados. Durante a reunião, Tatiane explanou ainda sobre as informações relacionadas ao número de atendimentos realizados via sistema de Gestão da Saúde, desde sua implantação até o final do 1º semestre de 2017, como: número de agendamentos via sistema, que alcançou a marca de 3.399.762, e o número de exames realizados no laboratório público, que ultrapassou 2.728.601.
Durante a reunião, também foi explicado pela diretora que a automação do processo de análises clínicas através da informatização permitiu uma redução significativa no tempo de liberação dos resultados de exames por parte do Laboratório Público Municipal, como por exemplo o exame de Baciloscopia para Baar, que antes da automação demorava cerca de 24h para ter o resultado liberado e, após o processo, passou a ser liberado em aproximadamente 4h15min.
A descentralização do agendamento de exames de raio-X foi comentada pela diretora Tatiane no encontro como outro benefício ao cidadão trazido pelo uso da tecnologia. Mais de 31.548 exames já foram marcados imediatamente após a consulta do paciente na própria recepção da Unidade de Saúde, permitindo que o mesmo saia da unidade com a data, hora e local de realização do exame em mãos.
A diretora Tatiane finalizou a apresentação na reunião informando que, em breve, será possível ao usuário consultar seus exames de radiodiagnósticos de maneira online. A Secretaria de Saúde está trabalhando para que em 2018 todas as imagens de exames de radiodiagnóstico como raios-X, mamografia e tomografia estejam disponíveis em forma digital dentro do prontuário do paciente na rede de saúde. A disponibilidade dos exames online proporcionará maior agilidade nos diagnósticos e uma significativa redução de custos.