PSE realiza capacitação sobre acuidade visual com profissionais de Saúde e Educação

A atividade para a rede de Atenção Básica ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS)

Publicada em 29/06/2017 - Atualizada em 17/10/2024
A coordenadora do PSE, Cristine Schüller, orientou o teste universal conhecido como Tabela de Snellen - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) no Município, Cristine Schüler, acaba de orientar a capacitação Promoção da Saúde Ocular, voltada a instruir a rede de atendimento para a identificação de educandos com possíveis sinais de alteração na acuidade visual. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), no Centro de Novo Hamburgo, na última terça-feira, dia 27.

De acordo com a professora, a ação uniu duas pontas da rede pública no que se refere ao desenvolvimento integral dos jovens. Foram 75 profissionais das áreas da Saúde e da Educação que aderiram a essa instrução com o objetivo de alertar para os problemas de saúde da visão e a consequente falta de concentração que acabam comprometendo o aprendizado dos estudantes. “Além da articulação entre escola pública e rede básica de saúde, as ações que servem de suporte ao PSE consideram a importância da aproximação com a ação social na Atenção Básica”, completa Cristine.

Teste clássico ajuda a avaliar problemas visuais

Durante o treinamento, ela orientou os espectadores a aplicarem a Tabela de Snellen, um teste padrão e universal usado para analisar a qualidade da visão. O sistema consiste em ler linhas de letras padronizadas, impressas nas mais diferentes posições em um cartaz e que vão diminuindo de tamanho por escala.

O recurso é colocado a uma certa distância da pessoa a ser examinada. E cada faixa passa a ser lida com uma vista e depois a outra, tampando-as alternadamente. Essa leitura ocorre em uma graduação que representa o nível de saúde dos olhos. O método apresenta apenas a letra "E", em variadas rotações. Diante do painel, solicita-se à pessoa que indique com os três dedos centrais da mão a direção das barras da imagem. Trata-se da forma mais clássica de avaliação, usada até mesmo com crianças.

Galeria da notícia