Projeto Nutrição em Cena percorre unidades de saúde e o Hospital Municipal

Parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e grupo teatral Luz & Cena estimula a cultura familiar a favor do aleitamento materno

Publicada em 02/08/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Grupo teatral Luz & Cena compartilha informações da caderneta da gestante de maneira leve e descontraída - Foto: Larissa Nunes Carlosso

A caravana da informação e da alegria a favor da amamentação tem percorrido o Município. Com a parceria do grupo teatral Luz & Cena, a ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está voltada à comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que mobiliza mais de 150 países e, na cidade, mantém agenda de apresentações cênicas até o dia 8 de agosto. O projeto Nutrição em Cena usa a arte no formato de esquete para sessões em antessalas das unidades de saúde e no Hospital Municipal de Novo Hamburgo.

Conforme a coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição (PAN), vinculada à SMS, a nutricionista Mabilda Dalmazo Dotto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno representa uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar toda a população e não apenas a gestante e a sua família.

“O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde, dentro da Política de Alimentação e Nutrição (PAN), e nossa equipe na SMS optou pela linguagem do teatro”, observa. “A mensagem é passada de uma maneira leve, lúdica, tocante, alegre e interativa ao mesmo tempo.” Ela se diz muito satisfeita com a receptividade do público às encenações, tanto por parte das equipes médicas e de enfermagem como dos pacientes e usuários dos serviços da rede básica de saúde.

Mamãe se surpreende ao rever a trupe no Boa Saúde

Na unidade do Boa Saúde, a mamãe Rosangela Schulz, 33 anos, se surpreendeu há poucos dias ao se deparar novamente com a apresentação da peça. “Foi neste posto que eu vim para fazer o teste rápido de gravidez”, relembra. “A minha bebê está com quatro meses de vida e eles fizeram questão de fazer uma foto conosco para registrar o reencontro.”

Para ela, assistir ao Luz & Cena naquela oportunidade de tantas dúvidas e questionamentos ajudou bastante em seu pré-natal e a levou a sentir mais segurança para amamentar o bebê. “Até fiquei para assistir de novo, pois a maneira como eles passam a informação é muito direta e descontraída, o que sempre nos tranquiliza.” Vale nomear o elenco do esquete, formado pelos atores Alessandro Torres (sogro), Camila Marques (gestante), Alan Krug (pai) e Bela Azevedo (sogra).

HMNH participa ativamente da ação

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) também está realizando rodas de conversa com as gestantes, mães e acompanhantes da maternidade. Os encontros, ministrados pelos profissionais das áreas envolvidas, abordam dicas e orientações que contribuem para que as mamães tenham sucesso na amamentação de seus filhos.

Agenda se estende até 8 de agosto

Aberta na última segunda-feira, dia 31 de julho, a Semana Mundial do Aleitamento Materno segue com programação diária até as 15 horas, de terça a sexta-feira.

E mais: no próximo dia 8, também haverá a apresentação do esquete na Plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), às 18h30, no auditório do 5º andar da Rua David Canabarro, 20, no Centro. E, na mesma data, às 19h30, no Hospital Municipal NH. Confira os demais dias e horários na agenda a seguir:

Quarta-feira (dia 2)

Manhã

USF Vila Kraemer (São Jorge) – 8 horas

USF São Jorge – 8h30

USF Mundo Novo (Canudos) – 9 horas

UBS Kunz (Canudos) – 10 horas

Centro de Especialidades Médicas (Hamburgo Velho) – 10h30

Farmácia Comunitária (Centro) – 11 horas

Tarde

USF Roselândia – 13 horas

Praça CEU (Boa Saúde) – 14 horas

Centro Administrativo Leopoldo Petry (Canudos) – 15 horas

Quinta-feira (dia 3)

Manhã

UBS Liberdade – 7h45

UBS Santo Afonso – 8 horas

USF Vila Palmeira (Santo Afonso) – 8h30

USF Kroeff (Santo Afonso) – 9 horas

USF Rondônia – 9h30

Tarde

USF Kephas – 13 horas

USF Guarani – 13h30

USF Iguaçu (Canudos) – 14h30

USF Morada dos Eucaliptos (Canudos) – 15 horas

Sexta-feira (dia 4)

Manhã

USF Petrópolis – 8 horas

Casa de Vacina (Ideal) – 8h30

Farmácia Comunitária (Centro) – 9 horas

USF Guarani – 9h30

Hospital Municipal (Operário) – 10 horas

Tarde

USF São Jorge – 13 horas

USF Kephas (Canudos) –13h30

USF Getúlio Vargas (Canudos) – 14h30

Primeira Infância Melhor (PIM/Canudos) – 15 horas

Galeria da notícia