Programa de Residência Multiprofissional em Saúde inicia em março

Publicada em 02/02/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, através da Secretaria de Saúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública (FSNH), junto da Universidade Feevale, inicia as atividades da sua terceira turma em março. O programa engloba profissionais de saúde, entre enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas. O programa tem áreas de concentração de Urgência/Trauma e Atenção Básica/Saúde da Família, e integra o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional em Saúde, desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação.

No dia 15 de janeiro, a primeira turma a participar do programa apresentou seus trabalhos de conclusão de curso. Em sua primeira edição, iniciada em 2014, a especialização em serviços foi concentrada nas áreas de Urgência/Trauma, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental. De acordo com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Feevale, Gladis Luisa Baptista, o programa atua em um tema bastante relevante, que é o desenvolvimento e a qualificação da rede pública de saúde de Novo Hamburgo. “Trata-se de uma atividade importante com cunho acadêmico e científico da formação que os profissionais buscam. Eles realizam mais de cinco mil horas de atividades teóricas e práticas e contribuem diretamente no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante esse processo, eles vão se formando e, também, contribuindo para a mudança das pessoas que atendem”, destaca.

Para a coordenadora do setor de Desenvolvimento e Educação da FSNH, Ilma Hoff, o programa realizado em parceria com a Feevale é pioneiro. “Essa é a primeira experiência formal de formação em serviços que a FSNH estabelece. Por meio dela, buscamos a qualificação dos serviços das equipes, por meio do conhecimento acadêmico que é discutido e aplicado dentro da Fundação”, salienta.

Sara Rosa, de 23 anos, nutricionista residente do Programa de Urgência e Trauma, concluinte da primeira edição do programa, considera o curso fundamental para seu aprimoramento. “A especialização contribuiu para minha formação pessoal e profissional. Sei que todos nós teremos um diferencial no mercado, tanto pelo tempo de especialização quanto pelo trabalho multiprofissional desenvolvido durante o programa”, explica.

Sobre as bolsas:

Os profissionais selecionados receberão do governo federal bolsas de cerca de R$ 3 mil mensais, pelo período de dois anos, a partir de março de 2016. As vagas são para os seguintes programas:

- Urgência/Trauma: nove vagas, distribuídas entre enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas.

- Atenção Básica/Saúde da Família: sete vagas, distribuídas entre enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas.

Saiba mais:

As residências multiprofissionais em saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais. O objetivo é formar profissionais de diferentes áreas da saúde, por meio de educação em serviço, em nível de pós-graduação Lato Sensu, para atuar em equipe de forma multiprofissional. Entre as áreas abrangidas estão: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Desenvolvidos em parceria com os gestores públicos municipais, os programas de residência possibilitam a utilização de metodologias de ensino que permitam a vinculação com o serviço público de saúde, em diferentes níveis de atenção. Também devem auxiliar na reestruturação dos modelos de gestão relacionados à assistência e formação de profissionais de saúde, numa perspectiva interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional. Os campos de prática são compostos pela estrutura de saúde pública de Novo Hamburgo, incluindo o Hospital Municipal.