Prefeitura promove capacitação sobre sífilis
Secretaria de Saúde reuniu profissionais da rede no Centro Administrativo Leopoldo Petry

Com o tema “Diagnóstico oportuno e com qualidade: uso do teste rápido para sífilis”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma capacitação sobre a doença e os métodos de exame diagnóstico na tarde de quinta-feira, dia 20.
Após a abertura com a gerente de Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila, a temática foi desenvolvida pela coordenadora técnica do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a infectologista Fabia Rafaela Corteletti, com a participação do coordenador e responsável técnico do Laboratório Municipal, o biomédico Vinícius Vieira. Ele falou sobre a aplicação do teste rápido para o diagnóstico de sífilis, incluindo os métodos quase instantâneos para detectar hepatites virais e AIDS/HIV, além da importância do exame laboratorial VDRL.
Para tratar sobre fluxos de atendimento em relação à patologia foi convidada a coordenadora administrativa do SAE, a técnica de enfermagem Ivone Marlow.
De acordo com Lisa, a capacitação tem como objetivo a promoção da sensibilização continuada da rede de assistência em saúde sobre a importância da rapidez no diagnóstico de sífilis, visando a interromper a cadeia de transmissão da doença.