Prefeitura e Feevale unidas no combate a Dengue

Publicada em 16/03/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Larvas do Aedes Aegypti puderam ser conferidas de perto pelos alunos do 1º ano, da EMEF Vereador João Brizola. - Foto: Jorge Boruszewsky
Novo Hamburgo continua não dando descanso para o Aedes Aegypti. Através de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Feevale, foi criado em 2012 o Convênio de Combate e prevenção à Dengue de Novo Hamburgo, que leva para escolas, unidades de saúde e empresas, formações de como evitar a proliferação do mosquito transmissor. “O nosso objetivo é conscientizar a população, de uma maneira que isso faça parte do cotidiano delas, além de promover a educação ambiental nas escolas”, explica a bióloga responsável pelo convênio, Marina Dalzachio.

Para iniciar as atividades de 2015, na segunda-feira, dia 16 de março, a equipe, formada por acadêmicos da Feevale, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vereador João Brizola, no bairro Canudos. Usando slides, maquetes, microscópio e até larvas vivas dentro de um aquário, os alunos do 1º ano puderam aprender, de uma maneira lúdica e prática, todas as etapas de vida do transmissor da dengue, e a melhor maneira de combatê-lo. “O mosquito precisa de água para sobreviver, por isso, devemos colocar tampas em todos locais com água”, observa Fernanda da Silva, de 6 anos. “Se deixarmos as coisas destampadas, o mosquito vai colocar os ovos dele lá, nascer e picar um monte de gente”, justifica Leonardo Alexandre Günter, de 6 anos. Esse trabalho vai ser realizado na EMEF até quarta-feira, dia 18 de março.

Para a professora Maria Ângela Dalmado, é importante ensinar os alunos sobre esse tema, já que eles repassam todas as informações que aprendem na escola, em outros ambientes. “É normal as crianças chegarem em casa e contarem para os pais ou familiares o que aconteceu no colégio. É a melhor maneira de repassar o conteúdo adquirido em sala de aula e aplicá-lo em casa”, afirma a professora do 1º ano.

O combate à Dengue vai até você

De acordo com a bióloga responsável pelo Convênio de Combate e prevenção à Dengue de Novo Hamburgo, Marina Dalzachio, existe um cronograma de locais a serem visitados, nos quais serão dadas as palestras. “Fazemos a parte prática, mas também temos uma palestra de mais de meia hora, na qual detalhamos os diferentes tipos de sintomas, vírus e espécies de mosquito”, observa. A equipe destaca que a escolha de iniciar os trabalhos no bairro Canudos, se deu devido ao forte foco de larvas que se detectaram, em 2014, através de uma vistoria realizada pelo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA). “No ano passado, de 208 focos de dengue, 110 eram nesse bairro, por isso resolvemos iniciar por aqui”, completa.

Quem estiver interessado em receber o trabalho dos agentes do Convênio de Combate e prevenção à Dengue de Novo Hamburgo, pode solicitar pelo e-mail para marinasd@feevale.br, ou ligar para 3586 8863. Vale lembrar, que esse serviço é destinado apenas para escolas, empresas e unidades de saúde de Novo Hamburgo.