Prefeitura conscientiza população sobre o Câncer de Boca

Publicada em 09/05/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Exames gratuitos de cavidade bucal foram ofertados. - Foto: Jorge Boruszewsky
Em sua 19ª edição, o “Se liga, Câncer de boca tem cura!”, levou um público expressivo ao Espaço Cultural Albano Hartz, na manhã de sábado, 7 de maio. A ação foi uma promoção da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o Gabinete da Primeira-dama e o curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na oportunidade, exames gratuitos de cavidade bucal foram ofertados, sendo executados por 25 estudantes de Odontologia da UFRGS. “Em Novo Hamburgo, os profissionais da área da Saúde estão de parabéns, pois se dedicam para atender as necessidades da comunidade. Porém, é vital que os cidadãos os auxiliem, comparecendo às Unidades de Saúde, realizando assim, os exames preventivos”, orienta o prefeito Luis Lauermann. “Antes mesmo de tudo, precisamos ter atitude, para cuidar do nosso bem-estar”, complementa a Primeira-dama, Jorgia Seibel. Todos os casos diagnosticados foram encaminhados para um dentista especialista da rede de saúde de Novo Hamburgo.

O secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, destaca o trabalho contínuo que a SMS vem tendo ao longo dos anos, fazendo assim, com que a prevenção seja mais eficaz. “Temos equipes da estratégia da família, que atuam nessa área, buscando a conscientização das pessoas, diminuindo assim, os casos de diagnósticos tardios”, explica Lima. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal de Novo Hamburgo, Maria Elena Gageiro Soares, eventos como esse auxiliam na divulgação e esclarecimento da população em relação a essa doença. “Hoje em dia, o câncer bucal está entre os dez principais tumores no Brasil, sendo o 8º maior causador dessa patologia entre as mulheres e o 7º entre os homens. O uso excessivo do cigarro, do álcool e a exposição aos raios solares, contribuem para o aparecimento de câncer na boca. Precisamos alertar cada vez mais as pessoas sobre esses dados, por isso esse evento se justifica”, destaca a dentista.

Prevenir é melhor que remediar

Para Wilson Borba dos Santos, de 70 anos, prevenir é melhor que remediar. O aposentado, aguardava ansiosamente pelo seu exame com a ficha na mão, para realizar mais um de tantos procedimentos que ele costuma fazer. “Cuido da minha saúde, por isso faço exames regularmente. Quando soube que teria esse evento aberto ao público, me programei para vir, já me antecipando a um possível diagnóstico”, comentou o aposentado. Além dos exames, no local ocorreu a Feira da Economia Solidária e diversas atividades culturais, como a apresentação do coral do Catavida, Alvales com show Dudu Gaiteiro, Associação Cultural Tradicionalista de Novo Hamburgo (ACTNH), Renata Cabrera e Fernando Marco.

Galeria da notícia