Prefeitura capacita os médicos do Município para o TelessaúdeRS

Publicada em 08/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O coordenador do 0800 do TelessaúdeRS, Natan Katz, ministrou a capacitação. - Foto: Jorge Boruszewsky
Para auxiliar no trabalho dos profissionais da saúde, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promoveu, na quarta-feira, 8 de outubro, a Capacitação TelessaúdeRS. Na atividade, foram apresentadas as vantagens de se trabalhar com mais essa ferramenta, que foca na qualificação da prática na Atenção Primária à Saúde, ajudando o médico a tomar a melhor decisão clínica possível, melhorando o resultado da consulta. “Esse serviço dá mais segurança na hora de dar o diagnóstico, permitindo que o profissional evite muitos encaminhamentos desnecessários, auxiliado pelo 0800”, afirmou o diretor administrativo da SMS, Gerônimo Paludo, que representou o secretário de Saúde, Luis Carlos Bolzan. O atendimento gera uma diminuição de 87% dos casos de encaminhamentos específicos.

De acordo com o coordenador do 0800 do TelessaúdeRS, Natan Katz, existem outras três plataformas de atendimento, além do telefone. “Possuímos a videoconferência e a mensagem também. Ambas respondidas no prazo de 72 horas”, explica Katz. Para utilizar o serviço, basta o médico ligar para o número 0800 644 6543. A odontóloga Aline Castilhos atende na Unidade da Saúde da Família (USF) Mundo Novo. Segundo Aline, se utilizasse esse método antes, poderia ter evitado muitos encaminhamentos, que poderiam ter sido solucionados em seu próprio consultório. “Acredito que essa medida seja muito válida e que o Município tem todo o suporte para aderi-la”, comenta. O evento foi voltado, no primeiro momento, para médicos, odontólogos e enfermeiros da rede de atenção primária. Posteriormente, será ampliado para os demais profissionais que o serviço prevê.

O que é o TelessaúdeRS?

Surgido em 2007, o TelessaúdeRS é uma estratégia para qualificação da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). As ações de teleconsultoria, tele-educação e telediagnóstico são voltadas a todos os profissionais que trabalham na APS/AB (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde) e aos demais profissionais dos Núcleos de Apoio às duas atenções. O objetivo principal em todas estas ações é qualificar o trabalho das equipes de atenção primária à saúde, fortalecendo os atributos da APS: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural. Mais informações no site: www.ufrgs.br/telessauders.