Operação de guerra contra o mosquito Aedes aegypti

Publicada em 15/02/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O pedreiro aposentado, morador do bairro Boa Vista, Adriano Persch, 64 anos, recebeu na manhã do sábado a visita do terceiro sargento do 16º GAC AP, Nicolas Scholl. - Foto: Paulo Barcelos

O sábado, dia 13 de fevereiro, foi de luta contra o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa reforçou a conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus, causador da microcefalia. A ação promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, chamado de Dia do Esclarecimento, contou com 179 agentes do Exército Brasileiro, que, junto de Agentes Comunitários de Saúde e do Convênio de Combate à Dengue da Universidade Feevale, realizaram durante o dia intervenções em 11 bairros do Município. Um posto para esclarecimentos à comunidade também foi instalado junto a Praça do Imigrante, no Centro.

Conforme o prefeito Luis Lauermann, essa ação reforça o trabalho diário realizado pela Prefeitura através do convênio com a Universidade Feevale. “Estamos ampliando com isso o processo de visitação junto a comunidade, e também de encaminhamentos imediatos, todas as vezes que forem constatados focos para debelar aquele criadouro”, salientou. O prefeito também falou sobre o apoio dos militares. “O papel do Exército Brasileiro, como em tantos outros trabalhos sociais que ele acompanha, contribui muito para que em Novo Hamburgo e em todo o Brasil, tenhamos uma ação em conjunto para em um dia alcançar um grande número de pessoas. Por exemplo, em um dia como hoje, aqui em Novo Hamburgo, teremos a capacidade de atingir 30% da população. E isso tem um impacto para que a as pessoas passem a auxiliar tomando os cuidados necessários em suas residências, no sentido de eliminar o mosquito”, destacou.

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, a atividade levou informação e conscientização para a comunidade. “A mobilização auxilia no esclarecimento e convoca a comunidade a ser parceira no combate ao mosquito”, salienta. De acordo com o biólogo Jeferson Rodrigues Batista, do convênio com a Feevale, o foco é a conscientização dos moradores. “Buscamos esclarecer para o cidadão de que ele deve entrar nessa luta com a agente para eliminar os possíveis criadouros do mosquito evitando depósitos de água parada”, disse. “Estamos atuando de forma conjunta com os profissionais da saúde do Município, orientando a população com o objetivo de minimizar a proliferação do mosquito. Com o retorno das aulas também faremos visitas nas escolas para mobilizar os alunos. Acreditamos que as crianças serão multiplicadores junto às famílias”, comenta o tenente-coronel Márcio Dantas, comandante do 16º GAC AP.

Visita nos bairros

Entre 8 e 17 horas do sábado, os agentes do Exército Brasileiro, Agentes Comunitários de Saúde e do Convênio de Combate à Dengue da Universidade Feevale visitaram residências dos bairros Centro, Santo Afonso, Rondônia, Pátria Nova, Ideal, Boa Vista, Guarani, Rio Branco, São Jorge, Canudos e Jardim Mauá. O pedreiro aposentado, morador do bairro Boa Vista, Adriano Persch, 64 anos, recebeu na manhã do sábado a visita do terceiro sargento do 16º GAC AP, Nicolas Scholl. “Procuro deixar o pátio em dia, sem acumulo de água. Se todos fizerem sua parte será fácil de controlar o avanço do mosquito”, disse o aposentado. No bairro Rondônia, profissionais da Prefeitura vistoriaram uma borracharia e constataram acumulo de água em pneus. A direção do local foi notificada a tomar providências imediatas.

Além das intervenções nos bairros e da estrutura instalada na Praça do Imigrante, foi feita uma ação junto ao semáforo da Rua Lima e Silva. Na ocasião o prefeito Luis Lauermann, acompanhado pelo secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, da diretora de Saúde, Vera Campagnoni, e de agentes do Exército abordaram veículos e entregaram material informativo aos condutores. Os pedestres que passavam pelo local também foram abordados. A confeiteira Raquel da Silva de Souza, 25 anos, elogiou a iniciativa. “Como gestante estou tomando todos os cuidados. É bom ver que a Prefeitura está bastante empenhada. Espero que os moradores também façam a sua parte. Fico feliz por mim e por meu filho”, agradeceu.

Galeria da notícia