Novo Hamburgo engajada na luta contra a AIDS

Publicada em 01/12/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Durante a ação foram distribuídos 2000 preservativos e 1000 panfletos. - Foto: Jorge Boruszewsky
O dia 1º de dezembro é marcado pela luta mundial contra a AIDS, doença sexualmente transmissível que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata anualmente 2,8 milhões de pessoas no mundo. Para auxiliar a reverter esse quadro, a Prefeitura de Novo Hamburgo instalou o Quiosque da Prevenção, para a distribuição de preservativos nas estações Novo Hamburgo e Santo Afonso do Trensurb. A ação foi realizada pelas secretarias de Saúde (SMS), Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS). “Através de ações como esta, podemos atingir um público maior e, nas estações, ainda mais, já que o fluxo de pessoas é mais intenso do que em outros lugares”, explica a assistente social da SMED, Carla Watte.

Na atividade, o grupo de jovens multiplicadores do Programa Saúde na Escola (PSE) da SMS, em parceria com a Equipe Voluntária Brasil (EVB), abordavam os usuários do trem, distribuindo preservativos e panfletos explicativos. Dayane Rodrigues, de 17 anos e Pâmela Geraldo Rossato, de 18 anos, são agentes multiplicadoras do PSE. Elas descrevem como é realizada a abordagem e a aceitação dos transeuntes. “Nós perguntamos, primeiramente, se a pessoa aceita e logo em seguida entregamos o material. A grande maioria aceita, já que sabem da importância do uso do preservativo”, comenta Dayane. O grupo começou as suas atividades na quinta-feira, 27 de novembro, fazendo a distribuição do material no Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Prevenção e tratamento

A dona de casa Eloá Dias Cruz, de 58 anos, sempre instruiu os seus filhos sobre o uso da camisinha. “Acho muito importante essa medida da Prefeitura, divulgando e explicando para as pessoas sobre educação sexual. Na minha opinião, esse tema deveria ser discutido em todos os ambientes”, frisa a dona de casa. Durante a ação foram distribuídos 2 mil preservativos e mil panfletos. “Em 2013, realizamos 3.636 testes, resultando em 158 casos positivos. Queremos diminuir esse percentual, através de ações como essas”, observa a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira. O Município atende a 2.059 portadores, estando 1.103 em tratamento com medicamento antirretroviral.

O PSE

O Município aderiu ao Programa Saúde na Escola do Governo Federal em 2013, implantando um serviço multissetorial que envolve profissionais das secretarias de Educação (SMED) e Saúde (SMS), Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude) e Ong Equipe Voluntária Brasil. O grupo de jovens multiplicadores do PSE conta com o patrocínio da DKT Internacional e Preservativos Prudence.

Outras ações da Prefeitura:

AÇÃO - JUNTOS NA LUTA CONTRA A AIDS 2014

1º DE DEZEMBRO

Fique Sabendo (parceria com DCE e CIPA)

Local: Universidade Feevale – Campus 2 – Rua Coberta

Horário: das 11 às 19 horas