Novembro Azul promove saúde do homem

Publicada em 04/11/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O funcionário público Luiz Alberto Procópio, 62 anos, foi um dos homens a fazer o exame gratuitamente. - Foto: Bruna Provenzano
Iniciada no sábado, dia 1º, com o “Dia D do Novembro Azul”, a programação que busca promover a saúde do homem segue acontecendo em Novo Hamburgo. Organizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Saúde (SMS), a iniciativa estimula a prevenção de doenças masculinas, como o câncer de próstata, e a qualidade de vida com orientações sobre tabagismo, saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis. A próxima atividade do Novembro Azul na cidade será o Dia Mundial de Combate ao Diabetes com ações preventivas e exames no sábado, dia 8, entre 9 e 12 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz – Centro).

Na abertura do Novembro Azul em Novo Hamburgo, o prefeito Luis Lauermann destacou os avanços que estão sendo realizados na cidade para a saúde preventiva do homem. “No ano passado, realizávamos 500 exames por mês. Neste ano, o número passou para mil. Além disso, disponibilizamos na farmácia comunitária mais medicamentos específicos para estes tratamentos”, informou. Na ocasião, a Primeira-dama Jorgia Seibel lembrou que, na maioria das vezes, as mulheres tomam mais cuidados em relação à saúde do que os homens. “Quero dizer aos homens, que nós, mulheres, não queremos ficar sozinhas na velhice. Queremos ter a companhia de vocês, mas para isso é preciso que os homens se cuidem também”, disse, provocando sorrisos no público.

Exames e orientações

Além de uma série de orientações e atrações artísticas, no Dia D, cerca de 200 homens puderam fazer exames gratuitos para verificação do Antígeno Prostático Específico, o PSA. O PSA é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA no sangue. O funcionário público Luiz Alberto Procópio, 62 anos, foi um dos homens a fazer o exame. “Gostei muito desta iniciativa. Fiz o exame em alguns minutinhos. Se não fosse essa ação, tenho certeza de que muitos homens que estão aqui hoje não fariam o exame”, admite.

A saúde do homem em Novo Hamburgo

- 48,44% da população de Novo Hamburgo é masculina, totalizando 115.766 homens;

- 31,72% são usuários do SUS e utilizam as Unidades de Saúde dos bairros (média de janeiro a setembro/2014);

- Em 2013 ocorreram 14 óbitos de câncer de próstata e em 2014 tivemos 13 óbitos até setembro;

- A média mensal de exames de PSA em todos os laboratórios conveniados na rede é de 1073/mês (dados de março a agosto/2014);

- A Farmácia Comunitária de Novo Hamburgo fornece medicamentos para o câncer de próstata (Finasterida 5mg e Mesilato de Doxazosina 2mg);

- Novo Hamburgo aderiu à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em junho/2014 para incremento das ações desenvolvidas na Atenção Básica, recebendo R$ 25.000,00 do Governo do Estado.

Programação do Novembro Azul

Dia 8 – sábado

Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Horário: 9h às 12h

Local: Espaço Cultural Albano Hartz – Calçadão Osvaldo Cruz

Feira do Artesão em Hamburgo Velho

9 às 17 horas

Local: Rua General Osório (proximidades Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais).

Parceria com o comércio e artesãos. Diversas atividades culturais e almoço no Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais.

Dia 12 - Quarta-feira

Palestra Saúde do Homem e do trabalhador

Início: 12h30

Local: Catavida Centro - Rua Visconde de Taunay, 441.

Dia 13 – quinta-feira

Palestra Saúde do Homem e do Trabalhador

Início: 12h30

Local: Catavida – Unidade Roselândia – Rua Benjamin Altmayer, 2660

Dias 20, 21 e 22 (Quinta, Sexta e Sábado)

Feira dos Artesãos

Início: 9h às 19h (sábado até as 16h)

Local: Calçadão Osvaldo Cruz

Dia 26 - quarta-feira

1º Seminário Municipal de Saúde do Homem

Horário: 9h às 12h

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno - Centro de Cultura