Nova Unidade de Acolhimento é inaugurada no bairro Canudos
Para o prefeito Luis Lauermann, essa nova ferramenta vai de encontro com o índice de aumento dos usuários de drogas lícitas e ilícitas, como uma maneira de combater esse mal, que está presente diversos lugares. “Aqui, os usuários vão poder se reestruturar a nível físico, mental e social, possibilitando que um dia eles voltem para as suas casas”, comemora o prefeito. O vice-prefeito, Roque Serpa, ressalta que é uma preocupação do Município, se importar com o bem-estar dos cidadãos. “Na Unidade todos eles terão uma nova vida, longe das coisas que antes os prejudicavam. Já temos 130 leitos disponíveis para o Município, para internações, agora poderemos concluir essa ressocialização”, comenta Serpa.
A secretaria de Saúde, Suzana Ambros Pereira, lembrou que essa conquista foi muito sofrida, mas que todo o esforço valeu a pena. “Finalmente poderemos resgatar a vida de muitas pessoas, por isso teremos uma equipe completa, com todos os profissionais necessários para o tratamento”, conclui Suzana. A equipe que atenderá no local será composta por: 1 Assistente Social, 1 psicólogo, 1 enfermeira, 3 Agentes de Atendimento, 3 Técnicos de Enfermagem e 1 higienizador.
Ação inédita
A ação é inédita no Município. Para a estruturação do serviço, o Ministério da Saúde repassou R$ 70 mil para Novo Hamburgo. Já a adequação do imóvel teve investimento de R$ 56.539,42 com recursos da Prefeitura, para estruturação do prédio, além da colocação de móveis e equipamentos. Além dos cuidados da saúde dos atendidos, o serviço disponibilizará, provisoriamente, um espaço residencial, com funcionamento 24 horas, com o encaminhamento podendo ser feito pela Rede de Atenção Integral através do CAPS AD, que avalia a situação e faz o encaminhamento para a Unidade de Acolhimento. O CAPS AD também acompanhará o tratamento do usuário enquanto ele estiver na unidade.
A estrutura
A casa que ganhou as melhorias é do Município e agora conta com 3 quartos, cozinha, espaço de convivência, lavanderia, 2 banheiros, sala de equipe/administrativa e sala de atendimento. Conforme o gerente de Saúde Mental da SMS, Leandro Dieter, a capacidade inicial é de 8 vagas para permanência por até 6 meses. Além da Unidade de Acolhimento, o Programa Crack é Possível Vencer também já trouxe outras melhorias para Novo Hamburgo, tais como a unidade de videomonitoramento móvel para a Guarda Municipal, 48 espargidores (sprays) de pimenta, 10 câmeras fotográficas e 10 telefones celulares, duas motocicletas e uma viatura.