Multiplicadores: formatura e dever cumprido

Publicada em 04/12/2015 - Atualizada em 15/10/2024
Foram contemplados 33 jovens com o diploma de Jovem Multiplicador. - Foto: Jorge Boruszewsky
Depois de dez meses de trabalho, palestrando e ensinando adolescentes como viver a sua sexualidade de uma maneira saudável, os Jovens Multiplicadores, do Programa de Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Novo Hamburgo, vinculados a Secretaria de Saúde (SMS), receberam os seus certificados. A solenidade ocorreu na tarde de quinta-feira, 3 de dezembro, no Espaço Cultural Albano Hartz, premiando 33 jovens com o diploma. Durante o evento foi exibido o documentário realizado por uma emissora de televisão carioca, no qual os Multiplicadores são protagonistas.

A secretária da SMS, Suzana Ambros Pereira, diz que o Município está orgulhoso, pois os Jovens Multiplicadores desempenham um trabalho muito efetivo junto aos estudantes, fazendo jus as palavras formar e educar. “Eles formam pessoas mais conscientes todos os dias, além de educar sobre esse tema, que na maioria das vezes é um tabu. Por isso, eles honram essas duas palavras”, explica Suzana.

Para a coordenadora dos Multiplicadores no Município, Kitty Schuller, esses formandos são adolescentes de asas compridas demais para ficarem presos ao chão. “Eles precisam ir para todos os lugares, e levar todo esse conhecimento para todos os cantos que forem. Com certeza voarão muito longe”, descreve Kitty.

Asas compridas

Duas das meninas de asas bem compridas são as alunas do 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg, Júlia Borges Reis e Luiza Trevisan Wottrich, ambas de 14 anos. As amigas, que ingressaram no programa após assistirem a uma palestra dos Multiplicadores nas Pré- Conferências da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), dizem que aprenderam muitas coisas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e que quando um jovem fala para outro jovem, o resultado é muito mais satisfatório. “Nós sabemos como nos comunicar com pessoas da nossa idade, acho que por isso é mais fácil”, comenta Júlia. Além do mais, aprendemos aqui uma infinidade de conteúdos que antes achávamos que era de um jeito e é de outro”, complementa Luiza.

Padrinhos

Todo Multiplicador deve ter um padrinho, que o acompanha e o incentiva nesse caminho árduo, que é o de conscientizar os jovens e conquistar o respeito dos mais velhos. As colegas Júlia e Luiza escolheram as professoras Dalva Regina Gabbardodo e Cláudia Carina Boufler Krammenauer respectivamente. “Aceitamos o convite, porque queríamos valorizar esse trabalho, que admiramos muito, pois sabemos que não é fácil, mas que é muito importante”, aponta Dalva. “Creio que elas nos escolheram pela afinidade que temos. No final das contas, as duas nos auxiliaram a abordar esse tema com toda a escola”, completa Cláudia.

O PSE

O Município aderiu ao Programa Saúde na Escola do Governo Federal em 2013, implantando um serviço multissetorial que envolve profissionais das secretarias de Educação (SMED) e Saúde (SMS), Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude) e Ong Equipe Voluntária Brasil. O grupo de jovens multiplicadores do PSE conta com o patrocínio da DKT Internacional e Preservativos Prudence.