Meninas já podem se vacinar contra o HPV

Publicada em 09/03/2015 - Atualizada em 17/10/2024
A vacinação é destinada a adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos, e de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a segunda dose da vacina. Também serão vacinadas, de maneira diferenciada, as mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV. - Foto: Jorge Boruszewsky
Iniciou na segunda-feira, dia 9 de março, a Campanha de Vacinação contra o HPV 2015. As doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Novo Hamburgo e são aplicadas de maneira gratuita, com o intuito de prevenir e promover a saúde das mulheres e meninas no Município. A vacinação é destinada a adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos, e de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a segunda dose da vacina. Também serão vacinadas, de maneira diferenciada, as mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV. A previsão é de que a campanha encerre no dia 9 de abril. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS). De acordo com a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, prevenir é de vital importância. “A vacinação contra o HPV tem por objetivo, prevenir e evitar a aparição do câncer do colo do útero na população feminina, como um todo”, explica. As meninas que já receberam a primeira dose devem levar sua carteira de vacinas ao procurarem o serviço.

O HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida. Na grande maioria, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres eles produzem lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero.

O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.

Fonte: Ministério da Saúde

Locais de Vacinação – das 8 às 16 horas

Casa de Vacinas – Av. Frederico Link, 900, bairro Rio Branco

UBS Canudos – Rua Ícaro, 2211, Canudos

USF Guarani – Rua Demétrio Ribeiro,1089, Guarani

UBS Liberdade – Rua Kurt Walcker, 14, esq. Rua Miranda, Liberdade

UBS Primavera – Rua Boa Saúde, 618, Primavera

UBS Rincão – Rua Theobaldo Bauer, 15, Rincão

UBS Santo Afonso – Rua Assunción, 85, Santo Afonso

UBS Kraemer – Rua Américo Vespúcio, s/n

UBS Redentora – Rua Tamoio, 585

UBS São Jorge – Rua Jaboti, 308, São Jorge

USF Rondônia – Rua Bahia, 450, Rondônia

USF Roselândia – Rua Aquarius, 133, Roselândia

USF Lomba Grande – Rua Victor Thiesen, 125, Lomba Grande

USF Kephas – Rua Bernardo Ludwig, 196

USF Boa Saúde – Av. Floresta, 450, esquina 22 de Outubro, Boa Saúde

USF Iguaçu – Rua dos Professores, 110

USF Morada dos Eucaliptos – Rua Oscar Bender, 1000, bairro Canudos

USF Getúlio Vargas – Rua Bruno Werno Storck, 147, Canudos

USF Mundo Novo - Rua João Nunes da Silva, 33, Canudos

USF Petrópolis – Rua Luxemburgo, 1570, bairro Petrópolis

USF Vila Palmeira - Regina Comunidade - Rua Nazaré, 215 – Vila Palmeira

USF Vila Kroeff – Rua Arlindo Silveira Martins, 55, bairro Santo Afonso