Mais espaço e mais conforto na Farmácia Comunitária

Publicada em 01/12/2015 - Atualizada em 16/10/2024

Nova sede será aberta na próxima semana, mudança altera horário nos próximos dias.

Uma das prioridades da Prefeitura de Novo Hamburgo é aumentar o acesso aos serviços públicos municipais. Nessa lógica, após a inauguração de novas unidades de saúde nos últimos anos, agora a Administração trabalha na alteração e melhoria da Farmácia Comunitária. O serviço, atualmente situado na Avenida Primeiro de Março, s/nº, no Centro, será realocado em uma nova sala, com maior capacidade, e com mais de 80 bancos para melhor atender a comunidade. O novo endereço, que será aberto na segunda semana de dezembro, fica na Rua Domingos de Almeida, 24, também no Centro. “Estamos trabalhando nesta mudança e melhoria desde o ano passado. Queremos que as pessoas tenham um serviço ainda melhor”, descreve a secretária da Saúde, Suzana Ambros Pereira. Durante o período de mudança, a comunidade poderá acessar os medicamentos em outros pontos de atendimento como nas Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto medicamentos especiais, de exclusividade da Farmácia do Estado. “É importante que as pessoas consigam se programar para não deixar de continuar seus tratamentos durante o período em que houver a mudança”, alerta a secretária. O atendimento no local atual será normal durante a segunda e terça-feira, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, havendo necessidade de fechamento de quarta a segunda-feira, dias 2 a 7 de dezembro, em função da mudança. A inauguração do novo espaço está prevista para terça-feira, dia 8 de dezembro.

A nova farmácia recebeu melhorias e adequações necessárias para receber a comunidade. Entre os itens trabalhados estão divisórias, novas distribuições de fiação para telefone, luz e internet. O trabalho é executado pela Diretoria de Patrimônio da Prefeitura. A nova farmácia terá um espaço de 194,66 metros quadrados. “É uma ampliação importante, que vai melhorar e muito o fluxo de quem precisa e depende de medicamentos essenciais. É uma melhoria também para nós, funcionários e farmacêuticos, e toda nossa equipe”, salienta a coordenadora de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde (SMS), Marlise Antunes Grahl. O ambiente também será climatizado, com mais conforto para a população. “Trabalhamos na forma de ter um atendimento humanizado”, completa.

Farmácia Comunitária e Farmácia do Estado

A melhoria da Farmácia Comunitária também acarreta na melhoria da Farmácia do Estado. O que muitos não sabem, é que a estrutura do Município agrega o serviço do Governo do Estado no mesmo espaço físico. A diferença é que na Farmácia do Estado, os medicamentos liberados são especiais e mais específicos, tais como as dietas alimentares e outros cujo rigor e controle se fazem necessários. Já na Farmácia Comunitária, são disponibilizados medicamentos essenciais ou básicos. Nos dois casos, a comunidade deve ter encaminhamento e receitas de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “A disponibilidade do serviço é 100% SUS”, destaca Marlise. Apesar de ser no mesmo espaço, há uma divisão interna entre os serviços.