Imunização contra a gripe começa nesta segunda-feira no Município

Publicada em 12/04/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Foto: Arte/PMNH

Com o objetivo de evitar internações e complicações provocadas pelo vírus sazonal Influenza, começa em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira, 17, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação. A imunização atende aos grupos prioritários e se estende até 26 de maio.

No sábado, 13 de maio, ocorre o Dia D, quando das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, todos os locais disponíveis para a imunização estarão abertos para a vacinação de quem não consegue comparecer em dias de semana.

Meta é vacinar 90 % de cada grupo prioritário

A meta de cobertura do Setor de Imunizações da Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. São 4.809 crianças de 6 meses a 2 anos e 8.802 de 2 a 4 anos. “Para os pais, reforço a importância da vacinação mas, acima de tudo, faço um pedido de atenção à faixa etária dos 2 aos 4 anos, em que a adesão à campanha tem se mostrado menor, infelizmente. Manter o calendário de vacinação em dia das nossas crianças é compromisso dos pais e responsáveis”, solicita o Dr Antônio Fagan, vice-prefeito e secretário de Saúde

Os trabalhadores da Saúde foram contabilizados em 6.840. Quanto às mulheres, a prioridade recai a 2.405 gestantes, além de 395 mães de recém-nascidos e 26.461 idosos.

Serviço:

Período:

- De 17 de abril à 26 de maio.

Grupos prioritários:

- Pessoas com 60 anos de idade ou mais;

- Crianças de 6 meses até 5 anos;

- Gestantes em qualquer período;

- Mães até 45 dias após o parto;

- Pessoas com doenças crônicas;

- Professores da rede pública e privada;

- Trabalhadores da saúde.

Locais e horários:

- De segunda a sexta-feira:

- 9h às 12h: Centro de Especialidades;

- 8h às 16h: Casa de Vacinas, UBS Kunz, Liberdade, Primavera e Rincão;

- 8h às 12h e 13h às 16h: UBS Canudos e Santo Afonso - USF Guarani, Liberdade, Kraemer, Redentora, São Jorge, Rondônia, Roselândia, Lomba Grande, Kephas, Boa Saúde, Iguaçu, Kroeff, Morada dos Eucaliptos, Getúlio Vargas, Mundo Novo, Petrópolis e Palmeira.

- Dia D: 13 de maio, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, todos os locais disponíveis para a imunização estarão abertos.

O que levar:

- Carteira de vacinação;

- Carteira de identidade;

- Receita prescrita no caso de doença crônica.