Gestantes conhecem Maternidade do Hospital Municipal

O último sábado foi de visita na Maternidade do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Mesmo com chuva, cerca de 30 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, estiveram nas dependências da Casa de Saúde e puderam tirar dúvidas, conhecer a estrutura, receber orientações e dicas da equipe multidisciplinar. A iniciativa faz parte da proposta de atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, uma das diretrizes da Rede Cegonha. A Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo e o vice-prefeito e Secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan, participaram do evento
No início da atividade, as gestantes receberam informações da Enfermeira Coordenadora da área Materno-infantil, Carla Watte, sobre os fluxos do serviço e o que deve conter na bolsa que será trazida à maternidade. A nutricionista Raquel Apratto falou sobre a importância de uma boa alimentação durante a gestação e no pós-parto da mulher. Ela esclareceu também como funciona o setor de nutrição do Hospital, que conta com uma equipe exclusiva para as gestantes e bebês, que auxiliam ainda no início da amamentação.
O médico coordenador da Obstetrícia, Fabiano Vasconcellos, conversou e tirou dúvidas sobre os tipos de nascimento e método utilizados no momento do parto. Posições e formas de minimização da dor também foram abordadas. “Seguimos as práticas recomendadas pelo ministério da Saúde, de forma a priorizar pela segurança da mulher e do bebê”, frisou.
Visita na Maternidade
Após conversa com a equipe, as gestantes foram guiadas pelo Hospital, onde seguiram o caminho que farão ao chegar na casa de saúde. Junto de seus acompanhantes, elas conheceram os setores, em prioridade a Maternidade e Centro Obstétrico, local em que passarão pelo momento tão esperado do nascimento.
À espera da sua primeira filha, Tamara Silva, 26, e o companheiro Ismael Ribeiro, 27, foram os primeiros a chegar no Hospital Municipal. Eles, que estão há dois anos no município, sentiram-se acolhidos com a atividade. “Pra mim, que ainda não conhecia o hospital, foi muito bom. Consegui tirar todas as minhas dúvidas”, disse Tamara. Ismael também ficou feliz por conhecer os caminhos e fluxos do Hospital. “Saber a quem me direcionar, o que levar e conhecer o local nos tranquiliza”, completou.
A intenção é que a visita seja realizada de forma periódica, proporcionando as gestantes uma maior segurança e tranquilidade na hora do parto.