Campanha contra câncer de boca oferece exames gratuitos no dia 27

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a 20a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca – Abra a boca! Examine e previna!, com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O evento ocorre no dia 27, com abertura às 8h30, no Espaço Cultural Albano Hartz.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da pasta de Saúde, Maria Elena Gageiro Soares, serão realizados exames gratuitos de boca no local nesse dia 27, das 9 às 14 horas. “A orientação é que a comunidade aproveite os horários de sábado para ter a sua boca examinada por um dos médicos graduados da equipe, que estão fazendo o curso de especialização na área”, enfatiza Maria Elena. “Esses profissionais, da Faculdade de Odontologia, estão preparados para fazer 300 exames, que são simples, indolores, rápidos e fáceis de realizar.”
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença está entre os dez tumores mais frequentes entre a população brasileira, tendo maior incidência na Região Sul do País. Merecem atenção redobrada as feridas na boca que não cicatrizam há mais de duas semanas, manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas e sangramentos bucais sem causa conhecida.
Assim, ao perceber um ou mais sinais de alerta, é preciso buscar atendimento com profissionais dentistas ou médicos, pois a patologia é de fácil diagnóstico. Noventa e cinco por cento dos casos de câncer de boca são do tipo Carcinoma Espinocelular, um tumor maligno, mas quanto mais cedo se buscar tratamento, maiores são as chances de cura.
Capacitações a profissionais de saúde e agentes comunitários
Na quarta-feira à tarde, 17, a agenda da capacitação para profissionais de saúde com nível superior previu no auditório do Colégio Pio XII as palestras dos cirurgiões-dentistas Mateus Claudy, especialista em estomatologia e coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas de Gravataí, e Ricardo Paiva, especialista em patologia bucal e doutorando em estomatologia, referenciado na Rede de Saúde de Novo Hamburgo, e o professor da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Ufrgs, Vinícius Carrard.
Para a tarde do dia 24, também uma quarta-feira, novo encontro de capacitação está programado, dirigido a agentes comunitários de saúde e técnicos de Enfermagem. Nessa ocasião, os cirurgiões-dentistas Mateus Claudy e Ricardo Paiva voltam a integrar o painel, que também terá a participação da psicóloga do Serviço de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Bernd. Ambas as capacitações são abertas à comunidade.