Atendimento do Mais Médicos é considerado bom ou ótimo por 99% dos atendidos
O atendimento recebido pelos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) vem recebendo uma importante aprovação da comunidade de Novo Hamburgo. Em pesquisa realizada em 12 postos de atendimento, 99% dos entrevistados considerou o atendimento recebido pelo profissional do programa Mais Médicos, do Governo Federal, como bom ou ótimo, sendo que este segundo item obteve 60,45% das respostas. Conforme o prefeito Luis Lauermann, este resultado confirma o quanto foi importante aumentar a abrangência dos serviços de atenção básica. “É nas USFs que a população recebe o primeiro contato médico. Essa qualificação no atendimento é a continuidade que queremos para os nossos serviços públicos”, aponta.
O índice apontado pela pesquisa também é consequência do aumento do número de Equipes de Saúde da Família (ESFs) no Município. A estruturação das equipes, juntamente ao aumento do número de unidades de atendimento e os investimentos em equipamentos de saúde também possibilitaram a melhoria do serviço de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários. Com o programa Mais Médicos, Novo Hamburgo conseguiu dar um salto percentual de mais de 130% no número de ESFs. Conforme o secretário de Saúde do Município, Luís Carlos Bolzan, com as 35 equipes compostas, a Prefeitura consegue ter uma cobertura de até 77% da comunidade. “Estamos conseguindo qualificar e aumentar o número de possibilidades de atendimentos. Com as Equipes de Saúde da Família, trabalhamos a prevenção e evitamos que postos de urgência e emergência recebam uma demanda de forma desnecessária”, argumenta.
Vila Kroeff recebeu três equipes e uma nova Unidade de Saúde da Família
Os moradores da Vila Kroeff, no bairro Santo Afonso, estão comemorando uma importante conquista. No final do mês de setembro, a Prefeitura, com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, inaugurou uma Unidade de Saúde da Família (USF) na localidade. A obra foi uma demanda solicitada pela comunidade via Orçamento Participativo (OP) e já está beneficiando a comunidade. Em menos de três semanas já foram mais de 288 consultas realizadas, conforme a coordenadora da unidade, Lucinei Maçola Fernandes. Com a nova construção, Novo Hamburgo agora conta com 14 Unidades de Saúde da Família (USFs), além de outras 7 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A moradora da Vila Kroeff, Helenice Ávila da Silva, de 44, anos, é um dos exemplos de hamburguenses que aprovou o atendimento do programa Mais Médicos e a nova USF. “Antes tínhamos que nos deslocar até muito longe para ir até uma unidade. Agora tenho uma a duas quadras de casa”, relatou. Ela está sendo acompanhada pela médica cubana Ilena Cabrales Rey, uma das profissionais da unidade. “Ela é muito atenciosa, explica muito bem o que temos que fazer”, explica a dona de casa. Após a consulta, ela ainda foi orientada a fazer exames e recebeu medicação. Tudo isso na própria unidade. “Já saio daqui com a indicação da consulta e o medicamento para o tratamento, pois o posto também tem uma pequena farmácia”, completa Helenice.
Mais Médicos em Novo Hamburgo:
- 35 Equipes de Saúde da Família (distribuídas nos bairros da cidade), crescimento de 60% em relação a 2013
- 40 médicos do programa já atuam nas Unidades de Saúde da Família em Novo Hamburgo
- A Prefeitura de Novo Hamburgo realizou uma pesquisa de satisfação que atingiu 99% de aprovação da comunidade em relação aos médicos estrangeiros. Nesta pesquisa foram entrevistados 574 pacientes de 12 Unidades de Saúde da Família (USF)