Alunos de seis universidades participam do VER-SUS

O VER-SUS/Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com universidades e secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde com duração de 15 a 20 dias. O propósito do projeto é permitir que acadêmicos possam vivenciar as práticas e rotinas implementadas pelos municípios em articulação com as políticas vigentes no Sistema Único de Saúde – SUS, especialmente em situações de gestão e estratégias diversas.
Na prática, são permitidas, aos estudantes, vivências de observação e diálogo com gestores e usuários de Unidades Básicas de Saúde, Estratégias da Saúde da Família, hospitais e outros espaços. Após essas vivências, os acadêmicos desenvolvem uma série de estudos que buscam identificar as ações destes setores, com base nas políticas do SUS. No total, 15 alunos participam desta edição do VER-SUS. Eles são dos cursos de Enfermagem, Direito, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Gestão Comercial e estudam nas seguintes instituições: Universidade Feevale, Ulbra, Unisinos, Unipampa, URI (Câmpus de Frederico Westphalen) e Univás, esta de Belo Horizonte (MG).
Atividades do grupo
Na parte da manhã, após a recepção na Universidade Feevale, os estudantes participaram de uma oficina de fotografia. À tarde, visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Afonso. Na terça-feira, dia 20, às 8h30, participarão, na Feevale, do Seminário Intersetorialidade e o SUS. À tarde, visitarão o Hospital Municipal de Novo Hamburgo e a Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) e, à noite, estarão reunidos com o Conselho Municipal de Saúde. A programação prossegue até o dia 25 deste mês.