Agentes e soldados juntos no combate à dengue em Novo Hamburgo

Publicada em 03/02/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Luis Lauermann acompanhou a apresentação dos soldados para os agentes. - Foto: Vanessa Monni
Os possíveis focos de dengue estão na mira do Exército em Novo Hamburgo. A partir de quarta-feira, dia 3 de fevereiro, a cidade recebe o auxílio de 25 militares no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os soldados se juntam aos mais de 250 agentes mobilizados na causa e devem trabalhar na cidade por cerca de cinco semanas. Durante a manhã, o prefeito Luis Lauermann acompanhou a apresentação do grupo aos agentes do Convênio de Combate à Dengue, da Universidade Feevale. “Este é mais um importante reforço que Novo Hamburgo recebe no combate ao mosquito da dengue e que intensificará nosso trabalho neste sentido”, destacou.

Na cidade, cerca de 60 agentes trabalham diariamente na orientação de moradores e verificação dos pátios. Estes profissionais fazem parte do convênio estabelecido entre a Secretaria de Saúde (SMS) e a Universidade Feevale. Além deles, os quase 200 agentes comunitários que atuam nas unidades de saúde de diferentes bairros dedicam parte das horas de trabalho no combate às larvas. A estes agentes, agora, se junta o Exército Militar. Os soldados que participam da ação receberam treinamento para identificarem e eliminar possíveis focos do mosquito. De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde da SMS, Lisa Gaspar Ávila, com a presença do exército será possível duplicar o número de equipes que fazem as vistorias nas casas. “Além disso, os soldados garantem mais segurança para os agentes e para os próprios moradores, que devem colaborar com este trabalho”, destaca.

Logo nas primeiras horas de ação da força tarefa em Novo Hamburgo, as equipes visitaram a casa da comerciante Sônia Gomes, 56 anos. Moradora do bairro Canudos ela já havia recebido a orientação sobre como evitar o aparecimento das larvas. “Já tinha recebido a visita dos agentes em novembro mas sei que com o exército ajudando as pessoas vão se sentir mais à vontade para abrir os pátios”, comentou. Conforme o comandante do 16 GAP, Marcio Dantas, é fundamental que a comunidade auxilie no combate. “Nossas próximas ações serão de esclarecimento e de conscientização de crianças e adolescentes. É preciso mudar o comportamento”, resumiu.

Agenda de visitas e campanha contra a dengue:

Quinta-feira, dia 4 de fevereiro:

Manhã: Canudos (Vilas Iguaçu e Esmeralda)

Tarde: Rincão e Petrópolis

Sexta-feira, dia 5 de fevereiro

Manhã: Ouro Branco, Industrial e Ideal

Tarde: Jardim Mauá e Hamburgo Velho

Como evitar a proliferação do mosquito:

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.

- Trate a água de piscinas com cloro.

- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo.

- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana.

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos.

- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões.

- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas.

- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros.

- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia.

Galeria da notícia