Agentes Comunitários de Saúde realizam formação

Publicada em 19/11/2015 - Atualizada em 15/10/2024
A diretora-presidente da FSNH saudou o trabalho dos novos agentes de saúde. - Foto: João Arnhold
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) iniciou mais uma etapa do curso de Capacitação de novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os encontros estão ocorrendo na sede do Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo (UAB/NH) e iniciaram no último dia 16 de novembro. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm a sua principal formação nos serviços, mas o Curso Introdutório busca o alinhamento dos conceitos, técnicas, legislações e atribuições dos agentes, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Ao todo são 30 novos agentes no curso que tem carga horária de 40 horas.

A diretora-presidente da FSNH, Simone Zucolotto, destaca que os Agentes são fundamentais para o projeto que está em desenvolvimento na área da saúde em Novo Hamburgo. “Temos avançado muito em melhorias das estruturas dos nossos serviços, sempre promovendo a formação e o desenvolvimento dos profissionais, e quem mais ganha com isso é a população”, cita.

De acordo com a secretária de Saúde, Suzana Ambros, os agentes de saúde têm um importante papel social, sendo principal elo entre comunidade e as unidades de saúde. “Esta capacitação significa um ganho bastante significativo à saúde. Estamos cada vez mais ampliando a formação e integração de todos os profissionais com qualificação e a humanização do atendimento do nosso sistema de saúde”, completa.

Para a gerente de Atenção Básica, Isabel Cechin, a Prefeitura e a FSNH têm o compromisso de formar trabalhadores de saúde para o SUS. “Tudo isso a partir da participação e da construção de novos saberes, partindo de seus conhecimentos dos territórios onde atuarão, visando uma atenção humanizada voltada para o cuidado e respeito ao cidadão”, avalia.