Programa Mais Médicos amplia atendimento básico de saúde em Novo Hamburgo

Publicada em 30/06/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Equipe de Saúde da Família com a aposentada Geni Prezzi, no bairro Canudos. - Foto: Robson F. Nunes

A qualificação do atendimento em saúde em Novo Hamburgo continua crescendo. Além de novos espaços e a renovação de Unidades de Saúde da Família (USFs), o Município também vem conseguindo ampliar as possibilidades de atendimento direto à comunidade hamburguense. Graças ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, Novo Hamburgo conseguiu dar um salto percentual de mais de 130% no número de Equipes de Saude da Família (ESFs). São essas equipes que fazem o trabalho de ponta, atendendo as comunidades nas mais diversas regiões da cidade, sejam elas centrais ou até mesmo rurais, inclusive com atendimentos à domicílio.

Quando aderiu ao Programa de Saúde da Família em 2009, o Município não possuia nenhuma equipe. Com o tempo, a Secretaria de Saúde (SMS) foi organizando a estrutura, garantindo condições estruturais aos profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. No início de 2013, o número de equipes já era de 15. “Mas com o novo panorama que o programa Mais Médico nos trouxe, hoje temos 35 equipes, e até o final do ano teremos 59 equipes atuando em nossa cidade”, destaca o prefeito Luis Lauermann. Conforme o secretário de Saúde do Município, Luís Carlos Bolzan, com as 35 equipes compostas a Prefeitura consegue ter uma cobertura de até 77% da comunidade.

Médicos integrados e comunidade satisfeita

Com a adesão ao programa Mais Médicos, Novo Hamburgo recebeu profissionais em todos os ciclos abertos pelo Governo Federal. Atualmente são 41 médicos de diferentes nacionalidades. Uruguaios, argentinos, cubanos, venezuelanos, brasileiros e outros sotaques podem ser encontrados na maioria das Unidades de Saúde da Família da cidade. E a comunidade já se mostra satisfeita com os novos médicos. No bairro Canudos, na Vila Iguaçu, a costureira aposentada Geni Prezzi, 62, recebe auxílio para cuidar de sua mãe, Maria Ana Prezzi, que com 87 anos, vive acamada há 7 anos. “Ela sofreu um AVC e quebrou as duas pernas. Com a visita dos médicos o atendimento ficou muito bom, pois ela precisa seguidamente de receitas e remédios especiais. Eu agendo por telefone com a unidade e a equipe vem aqui em casa”, descreve. A médica brasileira, mas que vive na Argentina há 37 anos, Iliana Silvina Andrade, 39, é uma das profissionais que atende a Vila Iguaçu. Ela visitou Geni e disse que já está se sentindo gaúcha. “Procuro fazer meu trabalho com muito amor e os pacientes sentem isso, dá pra sentir no olhar deles”, aponta.

Na Vila Palmeira, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) também recebeu médicos do programa. Lá, onde vive uma comunidade carente, o ambiente é de alegria com a chegada dos profissionais. Um deles é o médico Antonio Betancourt Léon. Cubano, ele também reforça que o principal ao atender os hamburguenses que procuram a USF é dar atenção. “Muitas vezes essa é a principal diferença para eles. Mesmo com uma doença, o fator psicológico de se sentir cuidado é essencial para a melhora dessas pessoas”, avalia.

Programa Mais Médicos em Novo Hamburgo

UBS Liberdade/Ideal/Industrial – 4 médicos

UBS Rincão – 2 médicos

UBS São Jorge – 2 médicos

UBS Redentora – 2 médicos

UBS Vila Kraemer – 2 médicos

USF Lot. Morada dos Eucaliptos – 2 médicos

USF Iguaçu – 3 médicos

USF Vila Palmeira – 3 médicos

USF Getúlio Vargas – 3 médicos

USF Lomba Grande – 3 médicos

USF Mundo Novo – 3 médicos

USF Petrópolis – 1 médico

USF Guarani – 2 médicos

USF Boa Saúde – 1 médico

USF Vila Kroeff – 3 médicos

USF Canudos 1 (Rua Florença) – 2 médicos*

USF Canudos 2 (Rua Gal. Daltro Filho, Vila Kunz) - 3 médicos*

Total: 41 médicos

* As unidades referidas como Canudos 1 e 2 são unidades que terão seus espaços reformados e em breve estarão operando em prédios alugados. A contagem de atuação dos médicos vale a partir do início das atividades nesses dois espaços. Até lá, os profissionais estão alocados em outras unidades.