Novo Hamburgo e Ivoti selam parceria para curso de Medicina

O prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, esteve reunido na manhã da sexta-feira, 16 de maio, em seu gabinete, com o prefeito de Ivoti, Arnaldo Kney, e a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Feevale, Gladis Luisa Baptista. No encontro foi assinado um termo de parceria que une os municípios na disponibilização de estruturas de saúde para oferta de curso de graduação em medicina em Novo Hamburgo.
O documento apresenta que, embora Novo Hamburgo, por meio do Hospital Municipal, que atende 100% SUS, seja o ponto de atuação principal da formação, Ivoti assume o compromisso na disponibilização de leitos SUS no Hospital São José para as atividades e funcionamento do curso. “Existe uma falta de profissionais na área da medicina que atinge as cidades. Este apoio conjunto é fundamental para que busquemos alternativas para minimizar este problema”, diz Lauermann.
O prefeito de Ivoti destaca que esta é uma ação pensando no futuro. “O que está sendo feito agora vai ter resultado daqui há alguns anos. É um processo que vai gerar uma grande mudança”, explica. Já a representante da Feevale diz que a cidade ganhará em muitos sentidos com a vinda de um curso de medicina. “O residente vai ficar no mínimo três anos em residência na cidade, o que acaba criando um vínculo entre o aluno e a região”, comenta.
Outros Municípios também assinarão o termo de parceria com Novo Hamburgo, a fim de, conjuntamente, conquistarem a aprovação da instalação do curso de medicina na cidade.