Prefeitura realiza cadastro para transexuais
Publicada em
29/01/2015
- Atualizada em
17/10/2024
Mari Tonelli, de 45 anos, nascida Mauro Tonelli, Mari comenta que quer realizar a mudança em todos os seus documentos, mas que o cartão SUS já foi um grande avanço. - Foto: Jorge Boruszewsky
A partir de agora hamburguenses transexuais poderão utilizar os seus nomes sociais em suas carteirinhas do Sistema Único de Saúde (SUS). Na tarde de 29 de janeiro, seis transexuais, amparadas pela Associação de Transgêneros de Novo Hamburgo (ATNH), que procurou a Secretaria de Saúde (SMS), realizaram o cadastro, podendo sair com o documento no mesmo instante. Segundo a secretaria da SMS, Suzana Ambros Pereira, a intenção da secretaria é trabalhar com todas as políticas públicas que possibilitem tratar a saúde de todos os indivíduos da mesma forma, sem nenhuma discriminação. “Somos parceiros da ATNH há anos, e através dessa ação, estamos reconhecendo a identidade social dos indivíduos, assim como a sua integralidade”, explica a secretária.
Quem saiu feliz com a nova conquista foi Mari Tonelli, de 45 anos. Nascida Mauro Tonelli, Mari comenta que quer realizar a mudança em todos os seus documentos, mas que o cartão SUS já foi um grande avanço. “Desde que assumi a minha opção sexual, utilizo esse nome, e poder ser chamada por ele, vai ser muito bom”, descreve Mari. O dia 29 de janeiro é conhecido nacionalmente como o Dia da Visibilidade Trans. Entende-se por transexuais as pessoas que se identificam como sendo do gênero oposto ao seu sexo biológico.