Mudança qualificará acesso à Farmácia Comunitária e à Farmácia do Estado

Atualmente, o novo espaço está recebendo as melhorias e adequações necessárias para receber a nova farmácia. Entre os itens trabalhados estão divisórias, novas distribuições de fiação para telefone, luz e internet. O trabalho é executado pela Diretoria de Patrimônio da Prefeitura. A nova farmácia terá um espaço de 194,66 metros quadrados. “É uma ampliação importante, que vai melhorar e muito o fluxo de quem precisa e depende de medicamentos essenciais. É uma melhoria também para nós, funcionários e farmacêuticos, e toda nossa equipe”, salienta a coordenadora de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde (SMS), Marlise Antunes Grahl. O ambiente também será climatizado, com mais conforto para a população. “Trabalhamos na forma de ter um atendimento humanizado”, completa. O valor do aluguel para o novo espaço é de R$ 4.200,00.
Farmácia Comunitária e Farmácia do Estado
A melhoria da Farmácia Comunitária também acarreta na melhoria da Farmácia do Estado. O que muitos não sabem, é que a estrutura do Município agrega o serviço do Governo do Estado no mesmo espaço físico. A diferença é que na Farmácia do Estado, os medicamentos liberados são especiais e mais específicos, tais como as dietas alimentares e outros cujo rigor e controle se fazem necessários. Já na Farmácia Comunitária, são disponibilizados medicamentos essenciais ou básicos. Nos dois casos, a comunidade deve ter encaminhamento e receitas de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “A disponibilidade do serviço é 100% SUS”, destaca Marlise. Apesar de ser no mesmo espaço, há uma divisão interna entre os serviços.
Horários de Atendimento da Farmácia Comunitária e Farmácia do Estado
Diariamente, a Farmácia Comunitária atende cerca de 450 pessoas. A busca pelos medicamentos é feita por pacientes encaminhados pela rede básica e de urgência e emergência de saúde – somente atendimento SUS. O local possui uma lista de mais de 166 medicamentos. O atendimento inicia às 8 horas e encerra às 11h15, sendo que quando chega neste último horário, são distribuídas mais 30 fichas caso haja ocorrência de fila. Esgotando as fichas, as farmacêuticas que prestam o acolhimento orientam as pessoas a retornarem no horário da tarde, que inicia às 13 horas. O mesmo procedimento ocorre no turno da tarde, quando chega o horário das 16h15, e mais 30 fichas são distribuídas, caso haja demanda. Já a Farmácia do Estado atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e nas sextas-feiras possui apenas expediente interno para balanço e controle dos medicamentos.
Horário de Atendimento Farmácia Comunitária:
Manhã 8h às 11h15
No primeiro horário são atendidas 30 fichas. Depois das 11h15 são distribuídas mais 30 fichas.
Tarde: 13h às 16h15
No primeiro horário são atendidas 30 fichas. Depois das 16h15 são distribuídas mais 30 fichas.
Horário de Atendimento Farmácia do Estado
Segunda a quinta-feira das 8h às 11h30
Sexta-feira expediente interno.
A nova estrutura
Térreo: espaço destinado ao atendimento
Primeiro andar: depósito e sala administrativa
55 assentos na Farmácia Comunitária
5 guichês de atendimento humanizado (de forma sentada)
30 assentos na Farmácia do Estado
3 guichês
Total de 8 guichês