Brincadeira de criança transmite mensagens sobre vida saudável
Teatro de fantoche ensina hábitos nutricionais na primeira infância a alunos da EMEI Pequeno Polegar, numa articulação entre escola e rede básica de saúde

As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis entre as crianças. Na quinta-feira, 14, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Polegar, no bairro Guarani, recebeu mais uma ação deste ano do Programa Saúde na Escola (PSE). Passando de ambiente em ambiente do estabelecimento de ensino, a nutricionista Lisiane Kiefer Guimarães e a estagiária Natana Duarte encontraram turminhas animadas com a chegada do boneco da cachorrinha Skye, uma das personagens da série de ação e aventura Patrulha Canina, bastante conhecida dos pequenos e que tem filhotes como verdadeiros astros heroicos.
A Skye fez as vezes de fantoche para passar a mensagem de que frutas, legumes e verduras são amigos das crianças, ao contrário dos salgadinhos e guloseimas, pois são os alimentos in natura que garantem força e energia por muito mais tempo e disposição durante as brincadeiras. “Quem aqui quer ser um patrulheiro da saúde?”, pergunta a estagiária Natana a mais uma turminha. E crianças logo levantam suas mãozinhas como sinal de que estão prontas para uma nova missão. A primeira atitude é usarem um distintivo adesivo da Patrulha Canina colado à roupa, como forma de identificar aqueles que serão os novos agentes mirins da saúde em seu território.
A nutricionista Lisiane conta que, neste ano, começou a trabalhar com a política intersetorial do PSE pela primeira vez no endereço da Rua Demétrio Ribeiro. A EMEI Pequeno Polegar está localizada junto à Unidade de Saúde da Família (USF) Guarani, o que torna o trabalho do programa de educação e saúde mais dinâmico e com melhor acompanhamento de resultados por meio dos atendimentos às famílias.
“Tivemos várias atividades do PSE aqui na EMEI neste ano, como verificação da Caderneta de Saúde da Criança, avaliação antropométrica e teste de acuidade visual”, observa Lisiane. E, para ela, os ensinamentos sobre nutrição seguem uma via de mão dupla. “O exemplo que os pais dão com suas atitudes em casa interfere no paladar da criança”, analisa. “Mas os pequenos também têm a chance de serem incentivados a boas práticas alimentares na escola, o que pode influenciar positivamente a seus pais e irmãos, levando a uma mudança conjunta de hábitos.”