Auditório do Prédio Multicolor da Feevale recebe a Jornada Municipal de Educação em Saúde Coletiva

Em sua quarta edição, realizada nesta quinta-feira, 7, o evento foi promovido pela Prefeitura por meio de parceria entre SMS e Numesc

Publicada em 08/12/2017 - Atualizada em 17/10/2024
O gerente de Saúde Mental da SMS, o psicólogo Leandro Dieter, conduziu o debate de ideias após a exibição do curta-metragem de animação “Balance” - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva de Novo Hamburgo (Numesc), realizou na manhã e na tarde de quinta-feira, 7, a quarta edição da Jornada Municipal de Educação em Saúde Coletiva na Universidade Feevale.

Com público de aproximadamente cem profissionais da rede pública de saúde e convidados, o encontro ocorreu no Prédio Multicolor do Câmpus 2. O evento foi conduzido pela temática central “Os Desafios da Contemporaneidade no Cuidado Compartilhado em Saúde Coletiva”.

Organizado em dinâmicas de grupo e painéis, a Jornada trouxe como proposta o debate sobre transformações de conceitos na saúde pública e a humanização nas redes de atendimento. Em relação a uma das atividades do evento, que era a exibição e a análise do oscarizado curta-metragem de animação “Balance”, produzido na Alemanha Ocidental e exibido pela manhã, o público foi convidado a participar de um debate de ideias. Na visão do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Fagan, o filme trata de questões relevantes no tema das relações humanas. “É fundamental ter objetivos individuais, mas é preciso equilibrar esse interesse com a coletividade”, analisou o Dr. Fagan, que reiterou em sua fala a importância de se pensar mais profundamente sobre papéis sociais no contexto da Atenção Básica.

O congresso recebeu palestras do jornalista, escritor e professor universitário Juremir Machado da Silva e da coordenadora de Saúde Coletiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a enfermeira Larissa Simão Beskow Junckes, que tratou da “Atenção primária em saúde: o papel das redes de saúde no compartilhamento do cuidado”.

Além das discussões, cases das Unidades de Saúde da Família e de Atenção Básica em Saúde forneceram um panorama mais palpável sobre os desafios e conquistas na saúde pública do Brasil contemporâneo, por meio de projetos como o Grupo de Gestantes, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e o programa Hiperdia.

Galeria da notícia