Prefeitura realiza Jornada Municipal de Educação em Saúde Coletiva na Feevale no dia 7

Em sua quarta edição, encontro no Prédio Multicolor do Câmpus 2 é uma realização da SMS e Numesc

Publicada em 05/12/2017 - Atualizada em 17/10/2024

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva de Novo Hamburgo (Numesc), promove a IV Jornada Municipal de Educação em Saúde Coletiva nesta quinta-feira, 7, na Universidade Feevale.

No Prédio Multicolor do Câmpus 2, junto à ERS-239, o encontro será desenvolvido sobre o tema “Os Desafios da Contemporaneidade no Cuidado Compartilhado em Saúde Coletiva”. A agenda de atividades se realiza das 8h30 ao meio-dia, com intervalo para o almoço, e os trabalhos são retomados às 13h30. O encerramento está previsto para as 17 horas.

De acordo com o médico de família e coordenador do Numesc, Paulo Luchesi Soares, a jornada tem um objetivo relevante no contexto atual da Saúde Coletiva. “Os desafios de hoje apontam para a necessidade de integração cada vez maior dentro da rede, de modo a envolver todos os agentes que atuam na área da prestação de cuidados de saúde e de apoio social”, destaca. O público-alvo da Jornada são profissionais da rede pública de Saúde, previamente inscritos, e convidados da SMS e do Numesc.

Confira a programação completa:

Manhã

8h30 às 9 horas – Recepção e credenciamento

9 horas – Abertura da Jornada e formação da mesa com as presenças do vice-prefeito de Novo Hamburgo e secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Fagan; o coordenador do Numesc, Paulo Luchesi Soares, e a coordenadora do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, Patrícia Benitez

9h20 às 10 horas – Dinâmica de grupo com mediação do gerente de Saúde Mental da SMS, o psicólogo Leandro Dieter

10 horas às 11h15 – O membro do Numesc, o odontólogo Darlan Rodrigues Lima, apresenta o palestrante convidado: o jornalista, escritor e professor universitário Juremir Machado da Silva. Formado em Jornalismo e História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o painelista é doutor em Sociologia pela universidade francesa da Sorbonne, em Paris. Juremir tratará do tema central da jornada, com a premissa de que nunca se deve deixar de se questionar e interrogar o mundo.

11h15 ao meio-dia – Dinâmica com membros do Numesc sobre questões levantadas durante a palestra e interação com o público presente

12 horas às 13h30 – Intervalo de almoço

Tarde

13h30 às 15h30 – Mesa de debate sobre a temática “Atenção primária em saúde: o papel das redes de saúde no compartilhamento do cuidado”. Composição da mesa com a coordenadora de Saúde Coletiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a enfermeira Larissa Simão Beskow Junckes, a também enfermeira Rafaela Fabrin da Silva e a agente de Saúde Loreni de Fátima Gomes de Oliveira, ambas atuantes junto à Unidade de Saúde da Família (USF) Mundo Novo. Também participam do encontro as enfermeiras Daniele Cargnelutti e Elisa Chaves Bettio, como representantes da USF Getúlio Vargas, mais a farmacêutica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Afonso, Daniela Pinhatti Flores

16h30 – Apresentação de quatro trabalhos representativos, elaborados a partir de atividades realizadas na rede de saúde pública de Novo Hamburgo no decorrer do ano. Estarão em evidência o Grupo de Gestantes do bairro Santo Afonso, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) junto à UBS Primavera, o programa Hiperdia (para pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus) na USF Mundo Novo e equipe de Saúde Mental nos territórios na USF Getúlio Vargas. E haverá uma dinâmica final de grupo, proposta pelos organizadores.

17 horas – Encerramento da IV Jornada Municipal de Educação em Saúde Coletiva