PSE promove encontro de final de ano na Prefeitura
Programa Saúde na Escola no Município analisa ações em conjunto com unidades de atenção básica e escolas municipais com vistas a 2018

Na tarde de terça-feira, 21, o Programa Saúde na Escola (PSE) em Novo Hamburgo, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou o seu encontro de final de ano no auditório do quarto andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry com grande participação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
De acordo com a coordenadora do PSE no Município, Cristine Schüler, a Kitty, esta época do ano é destinada a analisar os dados e as ações que foram implementadas em 2017 como forma de dar o primeiro passo no plano de trabalho e no desenvolvimento do programa com vistas a 2018, quando a cidade completa cinco anos de adesão ao PSE. “Em Novo Hamburgo, o PSE envolve 23 unidades de saúde e 23 escolas municipais”, acrescenta Kitty.
Estiveram presentes ao evento, como autoridades convidadas, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan, e a coordenadora do Ensino Fundamental da Smed, Adriane Luísa Brevia, representando a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
O Dr. Fagan valorizou o empenho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em manter o projeto no Município em sua essência e intersetorialidade. “A Kitty e o GT (Grupo de Trabalho) do PSE incentivam sobremaneira a secretaria, de modo que tenhamos, todos, aquela vontade de fazer sempre mais pelo programa, pois acreditamos em suas propostas”, observou o secrétário.
O encontro contou com atividades culturais. Uma delas foi promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Kroeff e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Leonel Brizola, que trouxe o jogo de cena de um teatro de fantoches para falar da prevenção à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Também foi apresentado o projeto de roda cantada sobre alimentação saudável com a representatividade de agentes da USF Lomba Grande que destacaram a parceria com a EMEI Lápis Mágico.
Também foi providenciada na ocasião a montagem de um painel de fotos, em formato de biombo, com bolsos de plástico transparente para alojar as imagens. “A nossa ideia foi fazer um painel fácil de dobrar e de transportar para cumprir a sua função itinerante”, acrescentou Kitty.
O que é o Programa Saúde na Escola?
O PSE prevê a união das políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e jovens do ensino público na promoção de saúde e educação integral. A articulação intersetorial entre as duas pastas e as demais redes sociais por meio do PSE, mais do que ofertas de serviços num mesmo território, implica em propiciar a sustentabilidade das ações propostas e o desenvolvimento da cidadania.
Em outras palavras, o PSE constantemente coloca em questão pontos como o relacionamento entre os serviços, o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e os modelos de atenção e de gestão que estão sendo empregados em suas estratégias de atuação.
São várias as ações preconizadas pelo PSE, dentre elas, o Grupo de Adolescentes Multiplicadores de Saúde (GAMS) que, apoiados por ACS, fomenta a participação juvenil a partir da formação de jovens transformadores de sua realidade como agentes sociais.
Em Novo Hamburgo, o GAMS desenvolve o seu trabalho a partir de reuniões na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada dos Eucaliptos, em Canudos, com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Xavier Kunst, sob a batuta do agente comunitário de Saúde Carlos Giovani de Athayde.
Por fim, vale ressaltar que a Caderneta de Saúde do Adolescente é o instrumento que reúne informações em relação a temas trabalhados em sua gênese junto aos jovens estudantes por meio do PSE. Então, a partir de avaliações, são planejadas ações educativas junto ao público atendido sobre temáticas como a importância de hábitos saudáveis, a promoção de uma cultura de paz e a prevenção ao uso de cigarro, álcool e outras drogas.