Evento marca a abertura das comemorações pelos 70 anos do Hospital Municipal

Cerimônia contou com autoridades e muitos momentos para contar a história e projetar o futuro da instituição

Publicada em 01/11/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Ao final do evento, bolo e apagar de velas para comemorar a data - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

Novembro marca o período de celebração pelo aniversário de 70 anos do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). A trajetória de grandes desafios, conquistas e transformações da instituição tem como marco a sua inauguração em 1º de novembro de 1947.

Com diversas atividades na agenda, a casa de atendimento e promoção da saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 1º, o ato solene de abertura de uma programação especial. O evento ocorreu no Núcleo de Estudos da Feevale, que integra o complexo do HMNH, no bairro Operário, e contou com a presença de autoridades, público relacionado e imprensa.

Curiosamente, o registro do primeiro paciente data do dia 2 de novembro do ano de fundação e se tratava à época da parturiente Lurdes Oliveira Carvalho. Para o primeiro evento das comemorações, a Administração do HMNH conseguiu localizar parte de sua família, que foi convidada a integrar a festividade. A nora da primeira paciente, Edite Cristina Herrera Melo, veio acompanhada das duas filhas de Lurdes, Ana Maria de Oliveira e Mara Regina de Oliveira, além dos netos Marisol e Richard e da bisneta Jade.

Integraram a cerimônia o assessor jurídico especial da Prefeitura de Novo Hamburgo, Ruy Noronha, o assessor especial de Gabinete, José Cacio Bortolini, o secretário de Administração, Lineo Baum, a chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde (SMS), Iara Berg, o diretor administrativo da SMS, Raul Becker, e a diretora de Saúde, Maristela Saul. Por fim, todos os convidados confraternizaram em um coffee break.

Outro momento significativo foi protagonizado pelas coordenadoras de saúde, chamadas à frente da plateia para receber pins alusivos às sete décadas de história do HMNH. Participaram do ato de homenagens a presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Cláudia Schenkel, a diretora de Gestão Ambulatorial e Atenção Básica de Saúde, Úrsula Vogel Schmitz, a diretora de Gestão Hospitalar, Aline Girsch, e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan. As funcionárias presenteadas com o presente simbólico foram a gerente assistencial Melissa Martin, a coordenadora das Urgências e Emergências, Jalusa Lobel e, para representar o corpo médico, a infectologista Fabia Corteletti. E mais pins foram distribuídos a participantes do encontro.

Para a presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Cláudia Schenkel, o trabalho em equipe merece todo o reconhecimento. “As celebrações pelos 70 anos do Hospital Municipal mantêm o foco no dinamismo, no empenho e na dedicação de nossos abnegados profissionais”, destaca. O Dr. Fagan, justamente, diz que os festejos pelos 70 anos conduz a um momento de reflexão sobre a história da saúde em Novo Hamburgo. “O que levou aqueles primeiros profissionais, representados nas figuras do médico Eugênio Adams e do enfermeiro Agenor Soares, a se dedicar a um propósito tão desafiador em tempos distantes de todo e qualquer aparato tecnológico?”, observa. “A força de vontade e a determinação dos pioneiros intriga a quem trabalha nesse hospital ainda jovem, sim, e com um futuro promissor pela frente”, complementa.

Festejos seguem com agenda especial

A programação pelos 70 anos do HMNH contempla seu público interno com atividades motivacionais e de interação com a comunidade como a 1ª Jornada Médica da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, nos próximos dias 10 e 11; o evento Hospital mais Próximo da População, com ações de saúde e orientações no Parcão, em 25 deste mês, e o encerramento da festividade pelo septuagenário na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Hamburgo Velho, no dia 30.

Especificamente para o público interno, as ações programadas são o Varal de Histórias “Sou Funcionário e Nasci Aqui”, a Exposição da História dos 70 anos do HMNH e a Mostra Digital “Orgulho de ser Colaborador”, além de apresentações culturais.

Livro de registros entregue para o Arquivo Histórico do Município

O solene ato de abertura das comemorações pelo 70º aniversário do Hospital Municipal contou com a materialização de um importante resgate histórico. No caso, a apresentação aos presentes de um grande livro de capa dura que se tornou tesouro documental. Hoje restaurada, a publicação guarda os primeiros registros de atendimentos hospitalares do HMNH, com os nomes dos pacientes e informações relevantes para diagnósticos e tratamentos.

Apresentado por Cláudia Schenkel para o público do evento, o primeiro livro de registros do Hospital Municipal passa a fazer parte do acervo do Arquivo Histórico do Município. Nessa hora, a diretora de Gestão Hospitalar, Aline Girsch, fez a entrega do exemplar único para o professor Paulo Daniel Spolier, responsável pelo Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), da Prefeitura de Novo Hamburgo. E Cláudia fez questão de aproveitar a oportunidade para agradecer a Ângelo Louzada, do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Novo Hamburgo e Região, por ter localizado o livro e entregue à Administração, devolvendo parte da memória em saúde para a comunidade hamburguense.

Galeria da notícia