Gestantes lotam espaço para conhecer Maternidade do Hospital Municipal

Publicada em 30/10/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Visita guiada mostrou estrutura e fluxo de atendimento da Maternidade - Foto: Jéssica Santos

O clima instável do último sábado, 28, não foi suficiente para inibir a participação das gestantes no segundo “Dia G” de visita na Maternidade. Em busca de orientações e informação, as mulheres que fazem o acompanhamento do município lotaram a sala destinada ao evento no Hospital Municipal. Cerca de 80 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, estiveram nas dependências da Casa de Saúde e puderam tirar dúvidas, conhecer a estrutura e receber dicas da equipe multidisciplinar. A iniciativa faz parte da proposta de atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, uma das diretrizes da Rede Cegonha e visa a integração com a Rede Básica de Saúde, como forma de agregar ao pré-natal já realizado nas Unidades de Saúde.

Os participantes foram recebidos pela Diretora de Gestão Ambulatorial, Úrsula Vogel, que agradeceu a presença de todos e explicou as dinâmicas da visita. No início, as gestantes receberam informações da Enfermeira Coordenadora da área Materno-infantil, Carla Watte, sobre os fluxos do serviço e dicas sobre o que trazer para a maternidade. Com fotos reais da casa de saúde, ela ilustrou o caminho que as mulheres e seus acompanhantes devem seguir quando chegar a tão esperada hora do nascimento do bebê.

O Médico Coordenador da obstetrícia, Fabiano Vasconcellos, conversou e tirou dúvidas sobre os tipos de parto e método utilizados no momento da concepção. “Seguimos as práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde, de forma a priorizar pela segurança da mulher e do bebê”, frisou. Posições e formas de minimização da dor também foram abordadas.

Visita na Maternidade

Após conversa com a equipe, os participantes foram divididos em dois grupos para a visita guiada pelo Hospital, onde seguiram o caminho que farão ao chegar na casa de saúde. Junto de seus acompanhantes, as gestantes conheceram a Maternidade e o Centro Obstétrico de forma detalhada.

A visita é realizada de forma periódica, uma vez ao mês, proporcionando as gestantes uma maior segurança e tranquilidade na hora do parto.

Galeria da notícia