Encontro reúne grupos jovens de multiplicadores “Tipo Assim” na EMEF Arnaldo Grin
Atividades desta terça-feira deram impulso a ações de promoção à vida entre adolescentes de diferentes territórios

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso, recebeu jovens que protagonizam ações de promoção à vida e à criatividade. Durante a manhã e parte da tarde de terça-feira, dia 10, os grupos “Tipo Assim” vindos dos bairros Canudos, Kephas, Roselândia e Santo Afonso, reuniram-se por uma agenda pela formação de multiplicadores no auditório da instituição de ensino.
A programação especial seguiu diretrizes para o desenvolvimento de potencialidades desses jovens, com idades entre 12 e 18 anos, que se encontram de maneira periódica em seus territórios para discutir temas relacionados à saúde da mente e do corpo. “São encontros que objetivam, num primeiro momento, o trabalho de conscientização e prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, observa a psicóloga Magale de Camargo Machado, coordenadora técnica do Projeto “Tipo Assim”, vinculado ao Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência (CAPSi), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é desfazer o estigma da adolescência problemática, buscando desenvolver nesse grupo o senso crítico e o seu protagonismo na sociedade.
Para participar de uma roda de conversa, a partir do tema “Redução de danos e eu: outras possibilidades no contexto do uso de drogas”, foi convidada como mediadora a enfermeira Michele Eichelberger, do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD) de Canoas, que também realiza projetos de pesquisa junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A manhã também contou com a apresentação da Cia. de Dança Expressão de Rua, coreografada pela professora Daiane Rosa da Silva.
No multidisciplinar Espaço Nutrir, situado no mesmo prédio da EMEF Arnaldo Grin, o almoço coletivo se destinou ao convívio e à multiplicação das boas práticas em nutrição. Como um dos grupos do Santo Afonso, o “Bondes da Delícia” foi responsável por preparar cachorros-quentes, seguindo a máxima de que o ambiente de onde sai o alimento pronto também é espaço de dinâmicas criativas, divertidas e de integração social. A equipe se vale de receitas culinárias e dicas sobre alimentos para passar a sua mensagem de bem-estar e real compartilhamento.
Durante o tempo da atividade Experimentações “Tipo Assim”, à tarde, ocorreu o lançamento do livro “Revolução sobre as Drogas”, do grupo autointitulado Cientistas da Manhã. A tarde também reservou a atividade sensorial e de sensibilização na Tenda Sinta na Pele, comandada pelo grupo Grandes Jovens, do bairro Canudos, e a Roda de Rima, com o grupo Replândia, do Roselândia. Como última atividade, o Palco Aberto “Mostre sua Arte!” anunciou o encerramento das atividades, numa promoção dos grupos Deu Onda! (Kephas) e Família “Tipo Assim” (Santo Afonso).