Campanha Nacional de Multivacinação começa no próximo dia 11
O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias)

A próxima segunda-feira, dia 11, marca o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 22 de setembro. A iniciativa pretende resgatar a população de não-imunizados ou completar esquemas de vacinação, visando a atualizar a caderneta das crianças e adolescentes, compreendendo a idade de zero a menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), conforme o Calendário Nacional de Vacinação. São mais de dez tipos de vacinas, entre elas, contra hepatites A e B, BCG, Varicela e a Penta.
O que o governo estabelece nesse momento não são metas a atingir, pois se trata de uma campanha importante de atualização do esquema vacinal e acesso pleno ao Programa Nacional de Imunização. Desse modo, espera-se que toda a sociedade se conscientize da importância da campanha e participe ativamente, conduzindo quem falta ser imunizado aos postos de saúde.
Dia D de mobilização para otimizar a cobertura vacinal
O “Dia D” de mobilização está agendado para 16 de setembro, quando as unidades de saúde do Município ficarão abertas das 8 às 17 horas com a finalidade de otimizar a cobertura vacinal. “A Campanha Nacional de Multivacinação contribui para a redução das doenças imunopreveníveis”, explica o enfermeiro Edson Silva, responsável pelo Setor de Imunizações, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “E mantém controladas, eliminadas ou erradicadas patologias como sarampo, rubéola e poliomelite.”
As vacinas oferecidas para as crianças menores de 7 anos:
-BCG: protege contra a meningite tuberculosa e contra as formas disseminadas da doença
-Febre amarela: contra a doença infecciosa causada por flavivírus
-Hepatite A: imunização contra a hepatite A, que é causada pelo vírus VHA
-Hepatite B: imunização contra a irritação e o inchaço do fígado devido à infecção pelo vírus HBV
-Meningo-C: doenças causadas pelo meningococo C, incluindo meningite
-Pentavalente: protege contra difteria, tétano, meningite por haemophilus influenzae tipo B (HIB), coqueluche, influenza B e hepatite B. A pentavalente ajuda a diminuir número de injeções dadas na infância.
-Pneumo-10: vacina contra dez tipos de bactéria pneumococo, que causam meningites, pneumonia, bacteremia (invasão da circulação por bactérias) e sepse (infecção na corrente sanguínea), sinusite (infecção nas cavidades das vias nasais) e otite média (infecção do ouvido)
-Rotavírus: contra diarreia grave em lactentes e crianças jovens, causada pelo rotavírus
-Tetraviral: contra caxumba, rubéola, sarampo e varicela
-Triviral: imunização contra caxumba, rubéola e sarampo
-Vacina DTP: contra difteria, tétano e coqueluche
-Vacina Inativada Poliomielite (VIP - injetável) e Vacina Oral -Poliomielite (VOP - gotinhas): contra a paralisia infantil
As vacinas oferecidas para as crianças a partir dos 7 anos de idade a adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias:
-DT: vacina contra difteria e tétano
-Febre amarela: contra a doença infecciosa causada por flavivírus
-Hepatite B: imunização contra a hepatite A, que é causada pelo vírus VHB
-HPV: imunização contra o papiloma vírus humano (HPV)
-Meningo-C: doenças causadas pelo meningococo C, incluindo meningite
-Triviral: imunização contra caxumba, rubéola e sarampo
SERVIÇO
Para a imunização, de segunda a sexta-feira, a Casa de Vacina (Avenida Cel. Frederico Linck, 900, bairro Rio Branco), atende das 7h30 às 17 horas – com entrega de fichas até as 16 horas –, sem fechar ao meio-dia. E essa unidade oferece vacinas BCG e contra a febre amarela até as 14 horas.
A Multivacinação está disponível nos postos de saúde de Novo Hamburgo, unicamente. Não há unidades volantes ou uso de unidade móvel.
O Ministério da Saúde mantém a campanha Vacinação – Atualize sua Caderneta, incentivando pais e responsáveis a trazerem a caderneta da criança e do adolescente aos postos para uma avaliação criteriosa da situação vacinal.