Conferência Municipal de Vigilância em Saúde ocorre na próxima quarta-feira

Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade”, ocorre na próxima quarta-feira, 23, a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O palco do encontro será o auditório da Associação do Bem-estar da Criança e do Adolescente (ASBEM), localizado na rua Guarujá -171, no bairro Pátria Nova.
A Conferência tem como eixo principal o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como direito de proteção e prevenção da saúde do povo brasileiro.
Inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail: conferenciavigilancia@novohamburgo.rs.gov.br ou pelo telefone: 3097-9412.
Programação
8h – Acolhimento
8h às 9h30min – Credenciamento
8h30min – Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h – Mesa de abertura
9h30min – Painel “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”
11h30min – Almoço
13h – Grupos de Trabalho (GTs)
14h30min – Apresentação dos GTs
16h – Plenária Final
Leitura de todas as propostas alteradas.
Coordenação: Diones Martins Ayres
17h – Encerramento
Painelistas:
Salzano Barreto, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Saúde Ambiental, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) – Painel: “Vigilância em Saúde”.
Paula Tarrasconi Schmitz, Engenheira de Alimentos, Especialista em Ciência de Alimentos – Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Vigilância Sanitária de Gravataí – Painel: “Desafios e Competências da Vigilância Sanitária”.
Marta Boeck, Jornalista, servidora pública do município de Canoas e atual Coordenadora do CEREST Canoas Vale do Sinos – Painel: “O Significado e ações da VISAT - Vigilância em Saúde do Trabalhador e do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador”.
Julyana Sthéfanie Simões Matos, Médica Veterinária, Mestre em Microbiologia Agrícola e Ambiental, Coordenadora do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde da Gerência de Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo– Painel: “Apresentação da Gerência de Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo e do trabalho realizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde”.
Mediação: Diones Martins Ayres
Grupos de Trabalho:
- Compostos de acordo com o número da pasta distribuída no momento do credenciamento.
- Os facilitadores dos GT indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela organização do grupo, propondo a definição da coordenação e relatoria mediante escolha entre os participantes. A coordenação do grupo fará a leitura do “documento orientador para os debates”.
Grupo I
O papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde;
A participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.
Grupo II
O acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública;
Acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.
Grupo III
A gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população;
O monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.
Grupo IV
As responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde;
A implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.
- Na dinâmica de apresentação os grupos apresentarão apenas as alterações propostas, para apreciação pela plenária. O tempo de apresentação para cada grupo será de 15 minutos.
- Coordenação da apresentação dos Grupos de Trabalho: Rosmarie Matte.