Mutirão da FSNH já realizou cerca de 200 procedimentos ambulatoriais

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo iniciou no último mês de maio o mutirão de procedimentos eletivos ambulatoriais. Até o momento, foram realizados cerca de 200 atendimentos. A ação, que tem o objetivo de diminuir a fila reprimida do município, continua nas próximas semanas, até que a demanda seja concluída.
Os procedimentos, pouco invasivos, são realizados sob anestesia local, sem a necessidade de internação. Entre eles estão as cantoplastias (tratamento para unhas encravadas), retirada de tumores benignos, como lipomas (tumores de gordura) ou cistos, biópsias para diagnóstico, retirada de suspeitas de câncer de pele, entre outros.
A presidente da FSNH, Cláudia Schenkel, tem acompanhado os procedimentos e conversado com o coordenador do mutirão e cirurgião, Doutor João Paulo Bedin. “Tenho verificado de perto a recepção dos usuários à ação. No início tivemos algumas faltas nos agendamentos, mas agora a grande maioria comparece para a realização do atendimento, o que agiliza o processo”, diz.
Os pacientes que são submetidos aos procedimentos foram identificados por meio da lista de demanda reprimida da Secretaria Municipal de Saúde. A Pasta faz o contato com o cidadão e agenda o atendimento.