Qualificar para melhorar: inicia treinamento sobre acolhimento na Rede de Saúde

Publicada em 29/06/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Capacitação Rede de Saúde - Direção da FSNH conversou com os colaboradores - Foto: Jéssica Santos

Após a capacitação para as recepções na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos e Pronto Atendimento (PA) do Centro, é a vez da Atenção Básica e Saúde Mental receber treinamentos sobre acolhimento aos usuários. A primeira a ser capacitada foi a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Guarani, na quarta-feira, 28. A ação, que contemplará todas as Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, tem o objetivo de otimizar o atendimento em todos os níveis profissionais. A Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) participou do encontro.

O treinamento é desenvolvido em forma de diálogo com o colaborador e busca construir em conjunto uma melhor forma de recepção dos usuários, com a intenção de aperfeiçoar pontos que são alvos de reclamações. Entre os principais temas abordados estão o acolhimento e compreensão da pessoa em estado de sofrimento. Além disso, as competências pessoais do atendimento e a postura esperada pela instituição são reforçadas. “Quando procuramos ajuda, pelo motivo que for, esperamos que nossa situação seja resolvida. Na saúde não é diferente, e é isso que devemos ter em mente no momento de receber o usuário”, frisou a responsável pelo setor de educação permanente, Maria Lucila Pletsch.

A diretora de Gestão Ambulatorial, Úrsula Vogel, reforçou a responsabilidade da Instituição em instruir de forma contínua o funcionário. “Além de pensar na melhora do atendimento ao usuário, pensamos também nos funcionários, em mantê-los capacitados para evitar confrontos”, disse. Já a Presidente Cláudia Schenkel frisou a importância da Rede de Saúde se manter integrada. “A Fundação quer trabalhar a saúde como um todo, para que o usuário se sinta acolhido da melhor forma em todas as unidades. Estamos pensando desde a atenção básica, que é o primeiro acesso e a porta de entrada do usuário na Rede”, salientou.

Galeria da notícia