Médico atende população no interior de Lomba Grande

A população do interior de Lomba Grande conta com um atendimento de saúde diferenciado disponibilizado pela Fundação de Saúde de Novo Hamburgo em todas as segundas-feiras. No dia, profissionais se deslocam até as localidades de Santa Maria I, São Jacó I, São Jacó II, São João do Deserto, Quebra-Dentes e Morro dos Bois no bairro rural de Novo Hamburgo. A cada visita são realizadas, em média, 15 consultas médicas pré-agendadas com o agente comunitário de Saúde da microárea.
Além do contato do agente, o atendimento é realizado por um médico e uma técnica de Enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Lomba Grande. As consultas ocorrem em escolas, Salões de Igrejas e nas residências dos usuários. A intenção é facilitar o acesso à saúde e deslocamento dos pacientes em virtude da distância, priorizando os que possuem maior necessidade.
A coordenadora da USF, Tani Lise Bau, explica que outros fatores, além da localidade são levadas em consideração no momento do agendamento. “Nosso atendimento nestas áreas é direcionado na maioria das vezes aos idosos, devido à dificuldade de locomoção para que se direcionem até o posto, assim como o tipo de enfermidade também é levado em conta”, diz.