Dia D da Vacinação contra a gripe teve baixa procura

Publicada em 16/05/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Campanha de Vacinação contra a Gripe se estende até o dia 26 - Foto: Jéssica Santos

No último sábado, 13, ocorreu o Dia D de Vacinação contra a gripe. A data, dedicada à imunização dos grupos prioritários, foi realizada em todo o território brasileiro. Em Novo Hamburgo, a procura pela vacina foi abaixo do esperado. Até o momento, apenas 63,45% dos grupos prioritários fizeram a imunização.

Faltando um pouco mais de uma semana para o término da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que se estende até o dia 26, os números são preocupantes. Dos grupos prioritários, o que mais necessita de atenção é o das crianças na faixa etária de 6 meses à 4 anos, no qual apenas 33,89% foram imunizadas.

Segundo o Enfermeiro Edson Luis da Silva, responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, o clima chuvoso pode ter auxiliado para a baixa procura. “De qualquer forma, a população precisa se conscientizar sobre a importância da vacinação”, salienta. Silva alerta também sobre a baixa procura das gestantes, no qual 60% ainda não foram imunizadas.

72,39% dos idosos já se vacinaram

O grupo dos idosos, que abrange pessoas com 60 anos ou mais, já atingiu 72,39% da meta. Praticamente todos os profissionais de saúde já receberam a vacina, chegando à 91,94%. Das puérperas, que deram a luz em até 45 dias, 77,22% também já foram vacinadas.

A meta do Setor de Imunizações, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.

Serviço:

Período: até o dia 26 de maio.

Grupos prioritários:

Pessoas com 60 anos de idade ou mais | Crianças de 6 meses até 5 anos | Gestantes em qualquer período | Mães até 45 dias após o parto | Pessoas com doenças crônicas | Professores da rede pública e privada | Trabalhadores da saúde.

Locais e horários:

De segunda a sexta-feira:

- 9h às 12h: Centro de Especialidades;

- 8h às 16h: Casa de Vacinas, UBS Kunz, Liberdade, Primavera e Rincão;

- 8h às 12h e 13h às 16h: UBS Canudos e Santo Afonso - USF Guarani, Liberdade, Kraemer, Redentora, São Jorge, Rondônia, Roselândia, Lomba Grande, Kephas, Boa Saúde, Iguaçu, Kroeff, Morada dos Eucaliptos, Getúlio Vargas, Mundo Novo, Petrópolis e Palmeira.

O que levar:

- Carteira de vacinação;

- Carteira de identidade;

- Receita prescrita no caso de doença crônica.